O que é LinkedIn? A importância da rede na colocação profissional

O LinkedIn é uma rede social profissional que se tornou necessária para as pessoas que buscam por colocação no mercado de trabalho. Entenda porque essa ferramenta é tão importante e o que fazer para usá-la da melhor maneira

Você sabe o que é LinkedIn? Entende a sua importância hoje? Bom, essa é uma ferramenta que desempenha um papel fundamental tanto para profissionais que querem uma colocação profissional no mercado de trabalho quanto para empresas que estão na busca pelo colaborador ideal.

Mas, apesar disso, muitas pessoas ainda não estão presentes na rede ou não fazem o seu uso correto para manter o contato com empresas e oportunidades. 

Então, continue a leitura deste texto com a gente para entender, de uma vez por todas, por que é preciso estar presente, hoje, no LinkedIn. 

O que é LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social que foi lançada em 2003 e tem um foco profissional, onde cada perfil está totalmente associado à qualificação do membro.  

Algumas das informações que podem ser adicionadas na rede são: nome, cargo, biografia, experiência profissional, formação, licenças e certificados, competências, conquistas e atividades. 

A rede social possui uma função importantíssima de melhorar o networking profissional (construção de contatos), além de permitir o compartilhamento de conteúdos, certificados e experiências.

Para empresas, o LinkedIn também é excelente, pois possibilita a divulgação de vagas, materiais e publicações, ajuda no recrutamento feito pelo RH e melhora o engajamento com os colaboradores. 

+LEIA MAIS: Quais as tendências para as Profissões do Futuro? – Parte 1

Qual a importância do LinkedIn para a colocação profissional?

1- Currículo online 

Com todas as informações profissionais devidamente preenchidas no LinkedIn, fica mais fácil ser encontrado pelos recrutadores, pois a ferramenta funciona como um currículo online, que fica disponível 24 horas e facilita o acesso de empresas na busca por novos colaboradores.

2- Relações profissionais

Uma das principais vantagens da rede social é que ela possibilita e facilita as relações profissionais, o networking já comentado logo acima. É mais fácil encontrar pessoas da mesma área que a sua ou da empresa que deseja trabalhar. Esse tipo de contato faz com que você seja reconhecido no mercado e esteja perto de conexões que contribuem para o seu crescimento profissional.

3- Acesso fácil às vagas

Estando ativo no LinkedIn, você consegue acompanhar, com mais facilidades, as oportunidades de trabalho no mercado. A rede social permite uma busca completa das vagas disponíveis, por região e área de atuação, por exemplo. Além disso, dependendo da vaga, você pode mostrar o seu interesse no cargo ali mesmo na rede social, agilizando a comunicação com a empresa e facilitado a recolocação profissional.

4- Reconhecimento pelos recrutadores

A ferramenta também contribui para que o seu currículo seja facilmente reconhecido pelos recrutadores. Nesse caso, a ferramenta permite que o RH das grandes empresas pesquise por pessoas a partir da área de atuação, por exemplo. Por isso é necessário manter o seu perfil no LinkedIn sempre atualizado.

5- Marketing pessoal e profissional

Com a possibilidade de fazer publicações compartilhando experiências profissionais, conteúdos e atualizações no currículo, o LinkedIn acaba contribuindo para o seu marketing pessoal e profissional. É ali que você consegue mostrar toda a sua experiência e também expor sua opinião, sempre com muito cuidado, atenção e bom senso.

6- Atualização do mercado

Com toda certeza, o LinkedIn é uma excelente ferramenta para te manter atualizado sobre as novidades do seu mercado de atuação. Fazendo as conexões certas, você começa a ver o que tem acontecido de novo e ainda se depara com indicações de conteúdos e cursos que podem agregar ainda mais ao seu currículo.

Linkedin: como se cadastrar?

Para criar a sua conta na rede social LinkedIn é muito fácil e rápido. Confira o passo a passo abaixo:

acesse a página do LinkedIn clicando aqui;

coloque o seu e-mail ou número de telefone e defina uma senha;

na sequência, clique em “Concordar e associar-se”;

depois, coloque o seu nome e sobrenome, e siga todos os passos que serão solicitados.

Obs: você também pode se conectar na rede social usando a sua conta do Facebook. 

Linkedin: como usar?

Garantir uma boa presença na rede social é indispensável para que você tenha mais contato com profissionais da sua área de atuação e seja facilmente encontrado pelos recrutadores. Por isso, separamos algumas dicas importantes de como usar da melhor maneira a rede social.

 

  • Tenha um perfil profissional perfeitamente preenchido, colocando todas as suas informações;
  • Faça um bom resumo sobre você;
  • Foque em adicionar pessoas relacionadas à sua área de atuação;
  • Produza e compartilhe conteúdos de qualidade e que sejam relacionados ao seu trabalho;
  • Seja sempre gentil com as conexões e com as recomendações feitas por outras pessoas no seu perfil;
  • Utilize uma foto profissional;
  • Busque e siga empresas e perfis que você admira;
  • Esteja sempre presente, interagindo com as suas conexões;
  • Tenha muito cuidado na hora da escrita, evitando erros de português;
  • Participe de discussões saudáveis.

Gostou do texto? Não se esqueça de contar o que achou!

Quer saber mais sobre mercado de trabalho, carreira e estudo? Clique aqui para ver outros conteúdos do blog! Compartilhe também nas redes sociais!

Veja mais: A liderança em tempos de crise

You Might Also Like