Diferença entre licenciatura e bacharelado: como escolher?

Existem dois tipos de graduação que acabam gerando dúvidas entre os estudantes, é a licenciatura e o bacharelado. Continue a leitura deste texto para entender melhor o conceito dessas duas modalidades e fazer a escolha certa ao ingressar na faculdade

Com o fim do ensino médio, é o momento de começar a pensar na faculdade. Escolher o curso certo já não é uma tarefa muito fácil e a situação fica ainda mais complicada quando nos deparamos com as opções de Licenciatura e Bacharelado em algumas graduações.

Como sabemos que esses termos acabam gerando muitas dúvidas entre os estudantes que estão ingressando no ensino superior, preparamos este texto para explicar tudo. Vamos lá?

A diferença entre licenciatura e bacharelado

Licenciatura

Os estudantes que escolhem a licenciatura na faculdade se deparam com disciplinas focadas no preparo para o ensino, como didática e pedagogia. Ou seja, essa modalidade capacita o aluno para o cargo de professor, dando-lhe a licença para trabalhar em sala de aula na educação básica.

Alguns cursos que apresentam a opção de licenciatura na grade são: Educação Física; Pedagogia; Matemática, História; Letras; Filosofia; Geografia; entre outras diversas opções.

Bacharelado

Ao contrário da licenciatura, o estudante que optar pelo bacharelado terá o curso de graduação focado no preparo exclusivo para a atuação no mercado de trabalho, exercendo de forma ativa a graduação escolhida.

Por exemplo, se você escolher a graduação de bacharel em Direito, atuará como juiz ou advogado. No caso de uma graduação de bacharel em Análise de Sistemas, terá sua atuação concentrada em empresas de tecnologia. Para bacharéis em Geografia, a atuação poderá ser em institutos de pesquisa.

Basicamente, o bacharel, em qualquer graduação, estará apto a atuar em todas as opções do mercado que não estejam relacionadas ao ensino.

Apesar de apresentarem diferenças, a licenciatura e o bacharelado são cursos de nível superior que podem ser encontrados em diversas instituições de ensino, tanto de forma presencial, semipresencial ou a distância. Além disso, ambas as opções de graduação possuem cerca de quatro anos de duração.

IMPORTANTE!
Você ainda pode se deparar com os cursos tecnólogos. Esses apresentam uma duração menor, de dois a três anos, em média, e capacitam os estudantes a atuarem em áreas específicas, focando na parte mais prática durante a preparação do aluno. Os cursos tecnólogos, assim como os de licenciatura e bacharelado, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

E qual é a melhor opção?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, tudo depende do seu objetivo e do seu sonho.

Se pretende seguir a área didática e estar presente em sala de aula para passar todo o seu conhecimento adquirido em anos de graduação, sem dúvida nenhuma a licenciatura é a melhor opção.

Agora, se pretende abraçar as opções do mercado de trabalho, a melhor escolha são cursos de bacharelado.

DICA!
Nesta situação, coloque na balança o que faz mais sentido para o seu perfil e o que deseja realmente seguir. É necessário que você estude bem a grade curricular em licenciatura e bacharelado do curso que escolheu e, se achar necessário, busque a orientação de profissionais que já estão na área. Nada melhor do que o conselho de quem já passou por tudo isso!

Eu posso fazer licenciatura e bacharelado?

Com toda certeza! Apesar de algumas pessoas preferirem optar apenas por uma opção, nada te impede de se formar em licenciatura e bacharelado. Estando apto nas duas modalidades, as suas possibilidades de trabalho serão muito maiores.

Dependendo da instituição de ensino, você pode até cursar as duas opções juntas. Mas é preciso que você identifique na sua rotina se isso será viável. Não adianta nada querer abraçar o mundo e depois não dar conta.

Caso fazer as duas opções juntas não seja possível, foque no que mais tem interesse e, na sequência, busque a outra especialização.

A UniFil Londrina tem diversas opções de graduações presenciais e EAD em licenciatura e bacharelado. Clique aqui para conferir!

E aí, entendeu a diferença entre licenciatura e bacharelado? Se ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco!