A liderança em tempos de crise
Como conduzir pessoas em momentos difíceis? O que compõe a liderança? Compreenda, a partir de reflexões, as posturas que melhor constroem a figura de líder
Liderança é algo muito importante em nossas vidas, não apenas no trabalho, mas em todas as nossas relações.
Uma forma simples pela qual podemos definir o termo é como “o processo de conduzir pessoas de modo que elas, voluntariamente, ajudem a cumprir com um objetivo proposto”.
Neste contexto, especialmente agora, muitos se questionam sobre como liderar em tempos de crise; como conduzir pessoas em um momento tão difícil?
Evidentemente, não existe uma resposta pronta para isso. Se houvesse, não estaríamos vivendo em uma sociedade tão carente de verdadeiros líderes.
Apesar disso, há reflexões que podemos fazer para compreender melhor o que é um líder e quais posturas constroem essa figura.
Liderança em tempos de crise
1) A verdadeira liderança é algo que não surge com um cargo; ela precisa ser construída, por meio de pequenas ações diárias que evidenciem princípios de ética, respeito e dedicação à equipe. Quando as pessoas percebem essas características na figura do líder, um forte vínculo de respeito e confiança mútua começa a ser criado.
2) A base da liderança jamais pode se sustentar no ego, amor pelo poder ou ímpeto de atender a interesses pessoais. Ela apenas se edifica no desejo altruísta de atingir uma meta e ajudar pessoas a crescer por meio do trabalho que desenvolvem. Liderança é um trabalho de orientação, não de controle.
3) Liderança está intimamente ligada ao ideal de serviço. Contudo, não remete à ideia de ser servido, mas sim, de servir. O verdadeiro líder entende que ao servir, ele está cumprindo seu papel de guia e orientador e, com isso, consegue o respeito e lealdade de sua equipe em um grau que jamais poderia ser alcançado de outra maneira.
Assim, quando assumimos o manto da liderança, devemos ter sempre em mente aquilo que podemos fazer pelas pessoas, e não o que elas podem fazer por nós. Devemos trabalhar junto das pessoas, buscando guia-las e trabalhando para tornar a vida de todos um pouco melhor, por mais desafiadora que seja a situação.
Uma última reflexão sobre isso pode ser feita nas palavras de Warren Bennis, um dos mais importantes estudiosos sobre liderança na área organizacional:
“Bons líderes fazem as pessoas se sentirem no coração das coisas, não na periferia. Todos sentem que fazem a diferença na obtenção do sucesso. Quando isso acontece, as pessoas sentem que seu trabalho tem real significado, e nisso, identificamos a presença de um verdadeiro líder”.
Espero que tenha gostado da leitura! Compartilhe em suas redes sociais.