Nossa colaboradora Marilda Aparecida da Silva, Técnica em Segurança do Trabalho passou vitoriosa pelo diagnóstico e tratamento do câncer de mama e compartilhou com a gente seu testemunho de fé e superação. Seu relato serve de alerta a muitas mulheres neste mês de Outubro, destinado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Descobri o câncer de mama logo após o nascimento do meu filho, em 2015, através de uma consulta de rotina, percebi algo estranho no autoexame e logo procurei ajuda médica. Fiz a retirada do nódulo e iniciei a quimioterapia, foram 4 sessões.

No começo, tive dificuldade em aceitar a queda de cabelo, mas com o apoio familiar aceitei o tratamento. Perdi o cabelo e aos poucos me adaptei ao uso do lenço e do turbante. Depois da quimioterapia, realizei a radioterapia.

Com o término das sessões de radioterapia segui com o acompanhamento médico, dosagem de hormônios e tratamento medicamentoso. Retornei ao mercado de trabalho após 1 ano de tratamento e recebi alta depois de 6 anos tomando os medicamentos e realizando consultas periódicas.

Esse momento foi muito difícil, mas com o suporte do meu esposo, minha mãe, irmãs e com a fé consegui vencer. A partir dessa experiência aprendi a valorizar mais as pessoas que me amam e a vida. O conhecimento do próprio corpo, o autoexame e a realização periódica do preventivo é muito importante para o tratamento e a descoberta precoce do câncer de mama.”