Liga de Fisioterapia Esportiva abre oportunidades para alunos

Um grupo de alunos da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva UniFil (LAFEU) está atendendo gratuitamente atletas em tratamento de lesões, reabilitação e preventivos para melhorar o desempenho. É uma atividade do curso de Fisioterapia que envolve estudantes do 3º, 4º e 5º anos, sob coordenação do professor Roberto Kashimoto, supervisão da professora Daiene Ferreira e colaboração dos fisioterapeutas William Barbosa e Arthur Monteiro, formados pela universidade e agora voluntários no projeto de extensão.

Atualmente os participantes da LAFEU dão suporte a equipes de taekwondo, futebol americano e voleibol feminino, em parceria com as entidades que mantêm essas modalidades. Quatro vezes por semana os alunos recebem os atletas para atendimento na Clínica de Fisioterapia da UniFil. Os casos mais comuns são de problemas relacionados a tendões, ligamentos e músculos nos membros inferiores, que afetam principalmente tornozelo, joelho e quadril.

As Ligas Acadêmicas de Fisioterapia Esportiva existem também em outras instituições pelo Brasil. Na UniFil vai completar um ano de atividades em agosto. “É uma prática muito importante na formação profissional, abrindo caminho para o trabalho com fisioterapia esportiva que cada vez ganha mais espaço”, comenta o coordenador Roberto Kashimoto, ressaltando ainda que é uma oportunidade para os alunos terem contato com atletas ainda na fase de graduação.

O aluno do 3º ano Luis Gustavo vem acompanhando a atleta de taekwondo Pietra Gonçalves, que confirma a evolução de condições físicas para treinos e competições. “O atendimento alivia as dores, previne as lesões e melhora o desempenho. Consigo ver os resultados”, diz. Todos os meses, os membros da LAFEU realizam reuniões científicas para relatar procedimentos e debater o andamento das atividades.

Os integrantes da LAFEU também atuam em eventos esportivos de Londrina e região, permanecendo de prontidão para emergências. Recentemente, por exemplo, acompanharam o Campeonato Paranaense de Skate e a Copa Norte/Nordeste de Taekwondo. A Liga da UniFil é vinculada oficialmente à Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física (Sonafe).

Para auxiliar a coordenação nas decisões e organização de atividades, a LAFEU tem uma diretoria formada pelos alunos.

Diretoria da LAFEU: João Nobre (vice-presidente), João Martin (secretaria), Katielly Rocha (marketing), Laura Scotton (administração), Vinicius Piazentin (presidente) e Guilherme Yamaguti (eventos). Brenda Gonçalves (marketing) não aparece na foto

Atendimentos na Clínica de Fisioterapia da UniFil: contato com atletas de competição e perspectivas de futura atuação profissional