Plataforma para monitorar lavoura de milho com inteligência artificial vence hackathon da Integrada

Reitor Eleazar Ferreira e gerente de TI da Integrada Emerson Zanotti com alunos da equipe vencedora: Geovana, Renata, Eron, Luiz Felipe e Matheus

Fazer o controle de pragas e doenças na lavoura de milho por inteligência artificial, utilizando banco de imagens dos mais variados tipos e estágios de folhas saudáveis e doentes da planta. O agricultor fotografa os pontos que podem ter problemas na sua lavoura, insere as fotos e a plataforma vai compará-las com o conteúdo armazenado para identificar as condições sanitárias. É a proposta vencedora da INTech Experience, hackathon da Integrada Cooperativa Agroindustrial que apresentou desafios de utilização de IA na agricultura e na gestão da cadeia produtiva. A convite da Integrada, a competição teve participação exclusiva de alunos dos cursos de Computação da UniFil.

“A solução é um web aplicativo com reconhecimento de imagens. Treinamos ferramentas de Inteligência Artificial, assim o próprio agricultor consegue tirar uma foto e checar a saúde da planta dele. Se for detectada alguma doença, a plataforma repassa recomendações de tratamento. Usamos o milho como referência, mas o projeto pode ser desenvolvido igualmente para outras lavouras. O monitoramento com IA resulta em diversos benefícios, como redução de custos, menos desperdícios e perdas, aumento na produtividade e na renda, sustentabilidade e autonomia para o produtor”, avaliou Geovana da Costa Andrade, aluna do 2º ano de Engenharia de Software da UniFil e uma das integrantes da equipe SeedX, vencedora da INTech Experience. No grupo estavam Eron Ponce Pereira, Luiz Felipe Gonsalves Silva, Matheus Vinícius Pires da Silva Garvão e Renata Porto Gransoti.

A equipe recebeu premiação de R$ 6 mil – R$ 3 mil oferecidos pela Integrada e mais R$ 3 mil da UniFil. Os seis projetos foram apresentados sexta-feira (dia 20), na sede do HUB de Inovação Cocriagro, na Sociedade Rural do Paraná. A banca avaliadora contou com profissionais da Integrada, Cocriagro e um professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A maratona começou em setembro no evento de inovação INTech. A cooperativa apontou como fundamental a parceria com a UniFil para obter novas soluções ao setor do agro e proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem projetos de aplicação prática.

“Além da precisão e eficácia da ferramenta da equipe SeedX, fiquei particularmente impressionado com a velocidade das respostas. Foi praticamente instantâneo, pude fazer o upload de uma imagem de uma folha de milho via aplicativo móvel e, em segundos, o sistema identificou uma condição como a ferrugem. Esse nível de agilidade é vital em um setor como a agricultura, onde o tempo é um recurso valioso. A tecnologia tem enorme potencial para revolucionar a forma como os agricultores e as cooperativas, como a Integrada, gerenciam a saúde das plantas. A capacidade de identificar prontamente doenças em estágios iniciais pode ser um divisor de águas na prevenção e no tratamento, levando a produtividades mais elevadas e a um uso mais eficiente dos recursos” – analisou Emerson Zanoti, gerente de tecnologia da Integrada.

O reitor Eleazar Ferreira parabenizou os 30 alunos da UniFil que formaram as seis equipes. “Vocês demonstram capacidade e iniciativa para aproveitar bem as oportunidades que a universidade oferece. É o momento de criar, produzir, inovar e desenvolver. É assim que formamos profissionais de talento, bem preparados para atuar como agentes de transformações agora e no futuro. Melhor ainda quando estamos abraçados com uma empresa como a Integrada Cooperativa, que gera riquezas, bem-estar e multiplica negócios. A UniFil se sente honrada por ter sido escolhida como a única instituição para propor soluções aos desafios na INTech Experience”, destacou o reitor Eleazar Ferreira.

A equipe Clean Tech ficou em segundo lugar com os alunos Anderson Silva, Gustavo Nakamura, João Pedro do Prado Belone, Pedro Gabriel Xavier Veiga e Sergio Kenji Sawasaki Tanaka. O projeto premiado com R$ 4 mil foi “Otimização de Rotas de Entrega Eficiente”. Em terceiro lugar com prêmio de R$ 2 mil, a equipe Agrovision apresentou a proposta “Assistente Virtual para Tomada de Decisões para Cooperados” formatada pelos alunos Enzo Traldi dos Anjos, João Pedro Brustolin Szlachta, Marianni Artoni dos Santos, Mateus Araujo de Paula e Rafael Haruo Nakagawa Hoshino.

Também participaram do evento os alunos das três outras equipes, o coordenador dos cursos de Computação Sergio Tanaka, a pró-reitora de Pós-Graduação Magali Roco, o gerente de TI Joseval Lana, a gerente da área de captação Jaqueline Senra Teófilo, o gerente de Marketing Raphael Tait e gestores da Integrada Cooperativa Agroindustrial.

Momento da apresentação da equipe SeedX, primeira colocada na INTech Experience

Professores Sergio Tanaka e Bruno Coleto (UniFil e Integrada) com segundo colocados: Anderson, Gustavo, João Pedro, Pedro Gabriel e Serginho

Equipe terceira colocada: Marianni, Enzo, João Pedro, Mateus e Rafael

Integrantes da banca avaliadora com representantes da Integrada, Cocriagro e UTFPR