Pratique a direção defensiva, reduza riscos e ajude a melhorar o trânsito

Pratique a direção defensiva, reduza riscos e ajude a melhorar o trânsito

Muitos professores e funcionários da UniFil e do Colégio Londrinense utilizam carros, motocicletas ou outros veículos para se deslocarem de casa ao trabalho, além de todos os demais trajetos que percorrem no dia a dia. Assim, devem estar bem atentos nas práticas ao volante.

O RH organizou uma palestra sobre “Educação no Trânsito” como atividade do Movimento Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vida. A pedido da técnica de segurança do trabalho da instituição, Nayra Silva Formaio, o palestrante Fábio Tomé destacou alguns pontos essenciais para os motoristas. Ele é o coordenador de Educação de Trânsito da CMTU – Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina.

Siga as recomendações, reduza riscos e ajude a melhorar o trânsito.

Direção Defensiva é utilizar técnicas preventivas para se evitar acidentes de trânsito, independentemente dos outros motoristas estarem cumprindo as regras. Veja como agir:

  1. Ao entrar no veículo, primeiramente verificar se os retrovisores estão corretamente posicionados. Informe-se sobre a correta regulagem dos retrovisores. Tenha consciência: em todos os veículos há pontos cegos, a atenção é fundamental.
  2. Use cinto de segurança sempre, tantos nos bancos da frente como nos traseiros.
  3. Use capacete sempre, observe a correta fixação e o tamanho adequado.
  4. Independentemente da velocidade estabelecida para a via, o motorista deve considerar as condições da pista, o volume de pedestres e o tráfego no momento, as condições climáticas e as condições do seu veículo.
  5. Usa a seta sempre que for realizar uma manobra, para outros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres perceberem a sua intenção, se prepararem e aguardarem pela realização da manobra com segurança para todos.

JUNTOS SALVAMOS VIDAS!

Maio Amarelo
A técnica de segurança do trabalho da instituição Nayra Silva Formaio e o palestrante Fábio Tomé, coordenador na CMTU

Deixe um comentário