Processo seletivo: é possível entrar na faculdade sem prestar vestibular?

Saiba como entrar na instituição UniFil Londrina sem precisar passar por um processo seletivo

Iniciar uma faculdade é o sonho de muitas pessoas. No entanto, nem todo mundo consegue dedicar tempo para se preparar para o vestibular. É por isso que existem algumas alternativas que permitem entrar na faculdade sem precisar passar por um processo seletivo.

Vamos entender melhor quais são essas alternativas? Continue a leitura!

• Nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, tanto aqueles que já concluíram o ensino médio quanto aqueles que ainda estão concluindo.

Já utilizado como critério de seleção por diversas universidades, na UniFil não é diferente. O candidato que fez a prova pode optar por utilizar a nota do Enem dos últimos 5 anos para participar do processo seletivo na universidade, o que dispensa a necessidade de fazer o vestibular presencialmente.

• Transferência externa

Outra forma de iniciar uma graduação na UniFil, sem fazer vestibular, é por meio da chamada Transferência externa.

Se deseja finalizar a sua graduação na universidade, você consegue solicitar a matrícula para transferência, eliminando as disciplinas já realizadas e ainda recebendo descontos.

Para entrar nesse processo é necessário fazer a solicitação pelo site. Lembrando que só é possível se já estiver matriculado em outra instituição de ensino superior.

• Segunda graduação

Agora, se você já se formou e pretende iniciar uma 2ª graduação, também é possível ingressar sem a necessidade de vestibular.

Com a chamada inscrição de portador de diploma, a UniFil Londrina dispensa a necessidade de processo seletivo e elimina as disciplinas em comum que você já cursou na graduação anterior.

Graduação: posso fazer 2 faculdades ao mesmo tempo?

• ProUni

Por último, a quarta forma de ingressar na universidade sem vestibular é pelo ProUni, programa criado em 2004 que oferece isenção de alguns tributos às instituições que o aderem.

Dirigido aos estudantes da rede pública e da rede particular com bolsa integral, com renda per capita máxima de três salários mínimos, os candidatos são selecionados, no programa, de acordo com a nota do Enem.

É importante investir na graduação para a carreira profissional porque:

• Aumenta as possibilidades de conseguir um emprego na área que deseja;
  • Proporciona mais segurança na carreira escolhida;
  • Traz o conhecimento necessário;
  • Permite que você construa uma rede de contatos;
  • Ajuda no crescimento pessoal;
  • Mostra várias possibilidades do mercado;
  • Oferece uma noção se esse é o caminho que deseja seguir.

Para conferir mais detalhes das formas de ingresso, sem vestibular, na UniFil Londrina, clique AQUI e tenha mais informações.

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais para ajudar mais pessoas a entender sobre o assunto!