Revista Jurídica da UniFil está entre melhores do Brasil no ranking Qualis

A Revista Jurídica da UniFil subiu quatro níveis no ranking de qualificação de periódicos do Ministério da Educação e já desponta entre as mais procuradas para publicação de artigos de mestres e doutores das principais universidades do Brasil. A nova classificação Qualis A4, concedida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), aumenta o prestígio do curso de Direito, especialmente entre profissionais e acadêmicos que participam de programas de pós-graduação.
“Publicações na Revista Jurídica do curso de Direito da UniFil passaram a ter um grande peso no currículo, para efeito de concursos ou ingresso em programas de Mestrado e Doutorado em Direito. O valor atribuído ao artigo depende do índice Qualis alcançado pelo periódico” – explica o professor doutor Osmar Vieira, coordenador da graduação e da revista, comemorando o salto de qualidade e mantendo o compromisso de chegar ao topo do ranking Qualis, que tem nove níveis e vai de C até A1.
O coordenador explica que os cursos de graduação não têm obrigação de editar uma revista, a exigência do MEC é para programas de pós-graduação. “Mesmo assim o Direito da UniFil assumiu a responsabilidade de ter a sua Revista Jurídica já a partir dos primeiros anos de implantação do curso – que está completando 22 anos. Estamos na vanguarda e nossa revista agora chega ao patamar das principais faculdades de Direito no Brasil. É resultado da dedicação do corpo docente e de toda equipe”, afirma.
O professor Osmar Vieira ressalta que o Conselho Editorial da Revista Jurídica é composto por professores da UniFil e o Conselho Consultivo por doutores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Católica de Brasília (UCB-DF), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade de Marília (Unimar) e Universidade Paranaense (Unipar).
Em agosto será lançada a 19a edição e na sequência o número comemorativo aos 50 anos da UniFil, com 14 artigos em cada publicação. “Tivemos muita procura de autores do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná, a maioria doutores em Direito buscando espaço em um periódico com reconhecimento da Capes. É uma satisfação ver o curso de Direito da UniFil nessa situação de destaque”, declara o professor Osmar Vieira.

Professor doutor Osmar Vieira: “Estamos na vanguarda e nossa revista agora chega ao patamar das principais faculdades de Direito no Brasil”

Capas das próximas edições: número 19 que será lançada em agosto e a comemorativa aos 50 anos da UniFil