Alunos de Computação da UniFil dão show: 1º, 2º e 3º lugares no Ideathon da Contabilidade

Alunos de Computação da UniFil conquistaram os três primeiros lugares no Ideathon do 7º Fórum Sescap – Londrina, evento direcionado a empresários contábeis e de outros segmentos, além de prestadores de serviços de toda a região. As equipes vencedoras deram um show de criatividade, técnica e competência com soluções tecnológicas inovadoras para a área de contabilidade. “Uma demonstração do talento e das habilidades dos alunos dos cursos de Computação da UniFil, que já são reconhecidos pela competitividade e vontade de vencer os hackathons, maratonas e demais desafios no meio universitário”, afirma o coordenador das graduações, professor Sergio Tanaka.
O time campeão Contabilitech apresentou um sistema para automatizar o cálculo de ICMS atendendo características dos clientes. Os integrantes relatam que a ideia é facilitar a atuação do contador, com verificação única da classificação dos produtos – sem precisar repetir a tarefa nas outras vezes que for calcular o imposto. “Dessa forma, o profissional reduz os custos, aumenta a agilidade no processo e diminui drasticamente a carga de trabalho repetitivo” – informam. A equipe que ficou em primeiro lugar teve Geovana da Costa Andrade, Eron Ponce Pereira, Carlos Eduardo Sales, Matheus Vinicius Pires da Silva Garvão e Alexander Junior Ueno dos Santos.
A segunda colocada SmartCount desenvolveu projeto para resolver desafios relacionados às operações contábeis e ao empreendedorismo. Os alunos explicam que a solução é dividida em duas ações: a primeira oferece tutoriais educacionais para capacitar os usuários em tarefas contábeis e a segunda disponibiliza plataforma para envio eficiente de arquivos entre contadores e clientes. O projeto conta também com sistema de avaliação recíproca, possibilitando colaboração mais produtiva.  O objetivo geral do aplicativo é simplificar interações contábeis, centralizar processos e promover a capacitação do usuário. Formaram o grupo os acadêmicos Lucas Waidman de Oliveira, Pedro Lamberto Barizon, Raquel Campos Silva, Rafaela da Cunha e Danilo Barbieri Figueiredo.
Em terceiro lugar a equipe Link Desk propôs uma API com sistema de preenchimento de dados e envio de documentos contábeis da iniciativa privada para o setor público. Pelo projeto, o formulário fica pendente caso falte alguma informação e, só após a correção, se estabelecerá comunicação direta via portal para acompanhamento do processo. Os alunos argumentam que os procedimentos ajudam em toda burocracia existente atualmente, economizando tempo e retrabalho na transmissão de informações aos órgãos públicos. Os integrantes do time foram Gabriel Rafael de Lemos Pereira, Wilson José Tamais, Eduardo Ryan Czigler e Arlley Cordeiro Souza.
O Ideathon organizado pelo Sescap e Sebrae foi uma das atividades do Fórum, realizado quinta-feira (dia 27) no Buffet Laguna, em Cambé, com cerca de 300 participantes no evento técnico. O Sescap-LDR é o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisa e Serviços Contábeis de Londrina e Região.