Semana Jurídica estimula prática no Direito com Audiências e Júri simulados

A XXII Semana Jurídica do Curso de Direito da UniFil insere os alunos no ambiente que exige conhecimento sobre as leis, embate de teses, capacidade de convencimento e prática real do que vão encontrar na futura profissão. São três audiências simuladas e um júri com todos os procedimentos e ritos do Direito, numa oportunidade para os participantes e o público vivenciarem os desafios profissionais.

A programação do evento acadêmico começa nesta segunda-feira (dia 19), com abertura oficial e lançamento da Revista Jurídica da UniFil. Na sequência, alunos, professores de Direito e convidados realizam a Audiência Simulada Constitucional, levando para a prática o estudo de caso, sustentação oral e argumentação que resultará em decisão judicial.
Na terça-feira (dia 20), serão duas audiências: uma enfocando Direito do Consumidor e a outra na área do Direito do Trabalho. “São oportunidades para os alunos exercitarem o que aprendem e entenderem melhor como são os atos e as formalidades, a importância de uma boa preparação e do embasamento da sua tese, os argumentos e contra-argumentos que podem ser determinantes”, comenta o Prof. Dr. Osmar Vieira, coordenador do curso de Direito. Também serão exibidos vídeos nas temáticas do dia.
Na quarta-feira (dia 21), o Júri Simulado promete ser mais um momento para os alunos desempenharem estratégias e apresentarem conteúdo. “É uma atividade tradicional do curso de Direito que mobiliza a equipe de professores e acadêmicos”, acrescenta o coordenador Osmar Vieira. A Semana Jurídica também abre espaço para apresentação dos trabalhos de iniciação científica produzidos pelos alunos dentro da grade curricular.
Audiência Simulada Trabalhista realizada em 2017: envolvimento dos alunos agora com práticas em mais áreas do Direito