UniFil é a campeã do Hackathon Smart Agro, na ExpoLondrina

Coordenador de Computação, professor Sergio Tanaka, com a equipe Healthy Milk que conquistou o primeiro lugar: Geovana Andrade, Raquel Silva, Rafaela da Cunha, Sergio Sawasaki Tanaka, Felipe Toledo e Matheus Garvão – todos da UniFil, mais Bruno Brasilino (UTFPR), Luiz Felipe Silva (Unicesumar) e Pedro Cubaski (formado)

Mais uma vez alunos da UniFil conquistam prêmios em hackathons. No Smart Agro da ExpoLondrina 2023, de sexta-feira à noite até domingo à tarde, a equipe Healthy Milk de estudantes de Computação foi a campeã e faturou R$ 5 mil com projeto para reduzir a perda de leite por bactéria, aumentando o faturamento na atividade leiteira. O aplicativo inovador facilita o mapeamento de vacas para testes diários e análise dos resultados. A dificuldade no controle de bactérias é um problema para grande número de produtores.

A proposta da startup Healthy Milk é produzir uma fita de teste rápido para o produtor identificar mastite e suas causas nas vacas leiteiras. O procedimento vai contribuir na precisão do diagnóstico para o correto tratamento pelos médicos veterinários. Na apresentação à banca avaliadora – composta por membros da Cooperativa Integrada, Totvs, Acil, Sebrae/PR e Sociedade Rural do Paraná – o grupo demonstrou na prática a fita mergulhada no leite e a mudança de cor pelos reagentes, indicando o tipo de fungo ou bactéria presente.

O grupo de alunos da UniFil agora vai buscar investidores para empreender e levar a ideia ao mercado com apoio da universidade, Sebrae e outras instituições de fomento à inovação no agronegócio. A UniFil teve a maior presença na competição, com 10 equipes entre as 24 concorrentes. O equipe Healthy Milk reuniu Geovana Andrade, Raquel Silva, Rafaela da Cunha, Sergio Sawasaki Tanaka, Felipe Toledo e Matheus Garvão – todos da UniFil, mais Bruno Brasilino (UTFPR), Luiz Felipe Silva (Unicesumar) e Pedro Cubaski (formado). Envolveu estudantes de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Medicina Veterinária e Tecnologia de Alimentos.

A equipe havia ficado em terceiro lugar no Ideathon, desafio que garantiu a participação de três grupos no Hackathon Smart Agro da ExpoLondrina. “Com a experiência da primeira competição, nossos alunos aperfeiçoaram a solução com a consultoria do Sebrae e de médicos veterinários, melhorando bastante a proposta de aplicativo inovador para atender produtores de leite”, informa o coordenador dos cursos de Computação da UniFil, professor Sergio Tanaka.
O consultor do Sebrae Paraná, Lucas Ferreira, confirma que as startups que desejarem avançar em seus modelos de negócios terão o apoio do Sebrae/PR, Sociedade Rural RP e parceiros, por meio de consultorias, programa de pré-aceleração e subsídios para o desenvolvimento dos protótipos. “O foco é gerar melhorias para empresas rurais, produtores de alimentos e agroindústrias, garantindo que as demandas por inovação no agronegócio sejam conectadas a essas propostas de soluções”, explica.

Para o diretor de inovação da SRP, Renan Salvador, além do recorde de inscritos e projetos apresentados, a maratona foi caracterizada por equipes preparadas e soluções interessantes para a cadeia do agronegócio. A coordenadora da governança AgroValley, Daiana Bisognin Lopes, diz que o hackathon é uma das ferramentas que cumpre a missão do grupo de conectar empresas com soluções de inovação.

Grupo de alunos da Computação que participou da competição: UniFil teve a maior presença no Hackathon Smart Agro, com 10 equipes
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae – jornalista Amanda de Santa)