UniFil homenageia destaques da Arquitetura no Prêmio TFG Paraná

Reitor com alunos e professores homenageados: destaques da Arquitetura

A UniFil homenageou os alunos de Arquitetura e Urbanismo que se destacaram no Prêmio TFG Paraná/2022, realizado pelo Conselho de Arquitetura de Urbanismo do Paraná (CAU/PR). Os cinco trabalhos finais de graduação inscritos por arquitetos recém formados pela UniFil se sobressaíram entre os 50 projetos participantes do concurso: um como o melhor da categoria e quatro com menção honrosa.

Na recepção aos alunos de destaques, orientadores e professores, na Maquetaria no Campus Clube, o reitor Eleazar Ferreira disse que a maior realização para a UniFil é constatar que alunos e profissionais formados em Arquitetura e outros cursos fazem a diferença com talento, criatividade, investigação, técnica, competência e desempenho exemplar.

“A essência do nosso trabalho de educação e formação é que os alunos precisam ser melhores que nós gestores, coordenadores e professores. No caso da Arquitetura e Urbanismo, é uma honra saber que alunos e egressos caminham pelo mundo com ideias e projetos. É uma faculdade contemporânea e voltada para formar profissionais modernos e preparados a pensar pelo bem-estar do ser humano”, disse o reitor Eleazar Ferreira.

Participaram da homenagem a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, professora Raquel Salla Morato Leite, a coordenadora de Trabalho Final de Graduação (TFG), professora Carla de Barros Caires, outros docentes do curso e gestores da UniFil. Veja o depoimento do recém-formado João Luiz Pedro Junior sobre a premiação na categoria Projeto de Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico. E também os destaques com Menção Honrosa. Todos inclusive já estão trabalhando na profissão.

– Tema do TFG premiados – Museu da Memória: Ditadura Militar no Brasil, de João Luiz Pedro Junior com orientação do professor Lucas Raffo Souza
“A ideia para a concepção do Museu surgiu da análise de constatações do historiador Ulpiano Menezes, que vê no Brasil a tendência de focar em museus apenas fatos extraordinários e gloriosos, suprimindo momentos obscuros e complexos. O Museu da Memória da Ditadura pretende ser um espaço cultural para divulgar, propiciar debates, despertar a consciência e convidar o público a vivenciar fatos históricos por meio da arquitetura.

A UniFil contribuiu ao proporcionar contato com grandes acadêmicos e profissionais da Arquitetura e Urbanismo. Nas aulas e conversas extraclasse com professores desenvolvi saberes que carregarei em toda jornada profissional. Atualmente trabalho no escritório MEP Arquitetura e Planejamento, especializado em projetos de arquitetura e engenharia na área da saúde. “

MENÇÕES HONROSAS

– Categoria: Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico

– “Centro Cultural do Café: transformando a memória histórica em memória viva”, de Beatriz de Oliveira com orientação da professora Raquel Salla Morato Leite

– Categoria: Arquitetura de Edificações e Interiores

– “Base lunar: módulo habitacional para o polo sul da Lua”, de Gabriel Eduardo Dolibaina Cordioli com orientação do professor Lucas Raffo Souza

– “Museu da Diversidade Sexual”, de Pedro Henrique Ribeiro Santilli com orientação da professora Lucy Ana Vilela Staut Silva – (não compareceu)

– Categoria: Planejamento Urbano e Regional

– “Corpos Revolucionários: narrativas urbanas sob a perspectiva da mulher”, de Carolina Merci Pizza com orientação de Esther Encimas Audibert
– Professora Carla de Barros Caires (coordenadora de TFGs), professor Lucas Raffo (orientador), reitor Eleazar Ferreira, premiado João Luiz, professora Raquel Salla (coordenador de Arquitetura) e professor Ivan Prado Jr.
– Orientadora Raquel Salla e projeto Menção Honrosa de Beatriz de Oliveira
– Orientador Lucas Raffo e projeto Menção Honrosa de Gabriel Cordioli