UniFil e Colégio Londrinense inovam novamente na educação com Incubadora de Aprendizagem

A Incubadora de Aprendizagem da UniFil e do Colégio Londrinense já tem a primeira turma de Professores Participantes, numa ação moderna e atualizada de capacitação, interação e construção de novas metodologias de ensino-aprendizagem. A aula inaugural apresentou as diretrizes do programa Professor Inovador, que deve ser ampliado em breve para oportunizar o envolvimento de mais docentes da instituição.

“O objetivo é aproximar professores das mudanças transformadoras na educação e no mundo, desenvolvendo métodos e práticas para o trabalho diário com alunos cada vez mais acostumados a lidar com recursos tecnológicos e ávidos por novas formas de aprender. A UniFil e o Colégio Londrinense se antecipam na compreensão dos novos tempos e na inserção da sua equipe no universo da transformação”, disse a coordenadora da Incubadora de Aprendizagem, Ludmila Bailoni, chefe de gabinete da Reitoria.

📸 Ludmila Bailoni, coordenadora da Incubadora de Aprendizagem

A primeira turma é formada por professores de áreas diferentes na UniFil e no Colégio Londrinense justamente para criar um ambiente de troca e aproveitamento de experiências em todos os ciclos da educação, desde a educação infantil até o ensino superior. Os participantes terão atividades semanais, às quartas-feiras, e até o final do ano deverão formatar métodos inovadores integrando estrutura física, tecnologia, conteúdo, avaliação dos alunos e ganhos de aprendizagem.

📸 Professor doutor Paulo Sérgio de Camargo Filho

A Incubadora de Aprendizagem tem parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com o suporte do professor doutor Paulo Sérgio de Camargo Filho que vivenciou na Universidade de Harvard (EUA) a Learning Incubator.

“É uma satisfação desenvolver o projeto com a UniFil e o Colégio Londrinense, que saem na frente e agilmente buscam caminhos para investigar e solucionar problemas didáticos. Com isso, vão gerar inovação na educação”, afirmou.

Incubadora de Aprendizagem
📸 Parte da equipe de professores participantes da UniFil e do Colégio Londrinense, a coordenadora do projeto Ludmila Bailoni, o Reitor Eleazar Ferreira e o Diretor Educacional do Colégio Leandro Ferreira Maia.

Além dos coordenadores Ludmila Bailoni e Paulo Camargo Filho, integram a equipe de orientadores os professores Leandro Henrique Magalhães e Camila Lima, pela UniFil, e Estevão Conceição Gomes Junior e Simone Prins, pelo Colégio Londrinense. O projeto de Pós Graduação já adota conceitos diferenciados do formato atual, sem aulas expositivas e exames tradicionais.

“O desafio é praticar novas metodologias ativas para replicar isso aos demais professores”, afirmou Ludmila.

O reitor Eleazar Ferreira elogiou a iniciativa de criação da Incubadora de Aprendizagem e avaliou:

“Temos que olhar para frente. O que já passou serve para compreendermos os acontecimentos, mas o foco precisa estar adiante. Não podemos simplesmente nos conformar porque no mundo atual não existe limite, a transformação ocorre a cada instante. É necessário mudarmos o mapa mental. Desejo muito crescimento aos participantes porque assim ganham eles e também ganham a UniFil e o Colégio Londrinense”, ressaltou

📸 Reitor Eleazar Ferreira

Assista a cobertura do evento de lançamento:

▪ Por: Assessoria de Imprensa da UniFil

Clique e siga a UniFil nas redes sociais: