UniFil é escolhida pela Comissão Nacional de Ética para avaliar pesquisa com medicamento

A UniFil foi escolhida pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para avaliar um projeto de alcance mundial no desenvolvimento de medicamento. É um reconhecimento à eficiência do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UniFil, criado em 2007 e que nos últimos 10 anos emitiu 1.320 pareceres em estudos e investigações científicas em nível de graduação, mestrado e doutorado.

O projeto multicêntrico apreciado recentemente pelo comitê da UniFil foi iniciado nos Estados Unidos e está sendo desenvolvido em diversos países de cinco continentes – Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. Para aplicação no Brasil, a pesquisa foi submetida à Conep, que selecionou comitês em vários estados. No Paraná, um hospital de Curitiba e outro de Londrina participam dos testes do medicamento em seres humanos.

“A escolha da UniFil pela Conep demonstra confiança na capacidade e no trabalho dos nossos avaliadores”, comenta a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, professora mestre Solange Aparecida de Oliveira Neves. Ela ressalta que a Conep leva em conta a seriedade, a pontualidade, o respeito às suas diretrizes e a qualidade dos pareceres ao designar a análise em uma pesquisa de alto nível como essa avaliada pelo CEP-UniFil.

O pesquisador recebeu parecer favorável ao prosseguimento do projeto e deve iniciar a coleta nas próximas semanas. “A pesquisa foi concluída nos Estados Unidos, onde o medicamento inclusive já é utilizado. Mas precisa ser testado em cada país antes de receber a autorização para comercialização sob prescrição médica”, diz a coordenadora. “O CEP-UniFil participa da emoção de ser reconhecido pela Conep no processo de avaliação ética de um projeto multicêntrico de extrema relevância para melhorias na qualidade de vida de pessoas ”, acrescenta.

A professora Solange Neves relata que o CEP-UniFil já deu pareceres em projetos de Portugal, Japão e outros países, bem como de outros estados brasileiros, igualmente por indicação da Conep. Todas as pesquisas que envolvem seres humanos precisam de autorização do comitê, desde a simples aplicação de questionários até investigações mais complexas de genética, reprodução humana, desenvolvimento de novos produtos e outras ações relacionadas à saúde. Sete professores titulares e sete suplentes da instituição e dois membros externos representantes dos participantes de pesquisa compõem o órgão de avaliação.

“É um orgulho para a UniFil contribuir no desenvolvimento da ciência com o trabalho do Comitê de Ética em Pesquisa”, declara o reitor Eleazar Ferreira

.

Professora Solange Neves, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos: Conep leva em conta a seriedade, a pontualidade, o respeito às suas diretrizes e a qualidade dos pareceres