UniFil está na ExpoLondrina 2023 com trabalho do CMG e atividades acadêmicas

A UniFil está presente na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina com a equipe do Centro de Melhoramento Genético (CMG) e diversas atividades acadêmicas envolvendo alunos e professores de Medicina Veterinária. Na manhã de segunda-feira(10/04/23), mais de 140 estudantes do segundo, terceiro e quarto anos do curso visitaram o Parque Ney Braga para conhecer mais sobre bem estar animal, produção em escala, reprodução e inovações com bovinos e ovinos.

No Pavilhão Ildefonso dos Santos, onde está a estrutura do CMG com várias animais expostos, os alunos de Veterinária foram recebidos pelo reitor Eleazar Ferreira que falou sobre o trabalho do Centro de Melhoramento Genético e os avanços tecnológicos promovidos pela UniFil na criação de muares, asininos e equinos. Acompanharam a visita à ExpoLondrina os professores Francisco Fernandes Júnior, Fernanda Pinto Ferreira, Mércia de Seixas, Ana Flávia Minutti, José Victor Pronievicz Barreto e a coordenadora Fabiane Sabino.

ENCONTRO DE MULADEIROS – O CMG da UniFil organiza de quarta-feira até sábado (12 a 15 de abril) o 1º Encontro Nacional de Muladeiros, com participantes do Paraná e outros estados. Sexta-feira de manhã juízes especializados vão avaliar características de animais nas Provas de Morfologia em diversas categorias: Asinino Fêmea Jovem e Adulta; Asinino Macho Jovem e Adulto; Muar Mirim, Jovem e Adulto; Burro Dente de Leite e Mula Dente de Leite.

Na sexta à tarde e no sábado haverá a Prova de Marcha nas categorias Burro Jovem, Mula Jovem, Muar Marcha Picada, Muar Diagonal, Burro Adulto e Mula Adulta. É uma oportunidade para conhecer melhor como os animais são treinados. O pavilhão do CMG da UniFil na ExpoLondrina é aberto à visitação.