UniFil faz dobradinha no Ideathon Inovemm: primeiro e segundo lugares

Prêmio de R$ 3 mil para equipe campeã: Pedro Luiz, Nycollas, João Pedro, Danilo e Miguel com o professor Sergio Tanaka

A UniFil fez mais uma dobradinha nos desafios de inovação e soluções tecnológicas: alunos dos cursos de Computação conquistaram primeiro e segundo lugares no 1º Ideathon Inovemm 2023 realizado pela Governança EletroMetalMecânico, no último final de semana (27 a 29 de outubro). A maratona na sede do Sebrae teve a participação de mais de 65 estudantes de universidades de Londrina.

“Foi um marco para nosso ecossistema de inovação, com projetos de muita qualidade e o suporte da nossa rede de mentores. O objetivo é cada vez mais trazer a academia, os pesquisadores e os estudantes para se envolverem em ações integradas como essa que contribuem para o desenvolvimento de todo o segmento”, comentou o presidente do SindiMetal do Norte do Paraná, Marcus Vinicius Gimenes.

O empresário destacou: “Dessas iniciativas nascem novas empresas e soluções que podem ser transformadas em projetos viáveis. Estamos desenvolvendo um HUB para implementar conexões entre estudantes, startups e indústrias. Num outro momento, planejamos criar aceleradoras que possam contribuir para as propostas tomarem corpo ou até apoiar associados como investidores anjo de novas empresas”, declarou Gimenes.

PRIMEIRO LUGAR – A equipe Re-Energy foi a campeã do Ideathon Inovemm com projeto para transformar em energia o calor residual de processos de produção, maximizando a eficiência e a lucratividade na indústria. Um sistema de controle inteligente, em software personalizado, contribui na economia de custos de energia, gera receita com a venda de eletricidade excedente, reduz emissões e melhora a eficiência operacional. A solução fortalece no mercado o conceito de empresa sustentável e aumenta a possibilidade de conquista do selo ESG.

O grupo vencedor foi formado por Pedro Luiz Forlan de Paula, Nycollas Soares Roque de Lima e João Pedro dos Santos Gonçalves, do curso de Engenharia de Software, mais Danilo Iglesias da Silva e Miguel Henrique Duran Pinto, de Ciência da Computação.

SEGUNDO LUGAR – A equipe MetalTech foi a vice-campeã com a proposta de instalar um pirômetro (sensor de altas temperaturas) em frente ao forno metalúrgico para enviar informação à ferramenta de Inteligência Artificial, possibilitando o controle de temperatura por meio de cálculos matemáticos PDI. Pelo processo, um gráfico indica o ponto de estabilidade para gerar economia de material (gás e combustível), além de otimizar o tempo de funcionamento da caldeira. O projeto tem como alvo a gestão dos fornos metalúrgicos, que muitas vezes têm gastos exorbitantes de combustíveis e falta de otimização no tempo de preparo da sucata. Atualmente o manuseio da temperatura é feito em painel controlador e os funcionários mandam a quantidade desejada de gás e combustível para fazer a combustão antes do derretimento do material, provocando desperdício da fonte energética.

O grupo teve como integrantes Gabriel Ribeiro da Silva, Bruno do Carmo Souza, Pedro Almirão Serrano, Vitor Leandro Alves e Rafael Yuta Nogami Nakayama, alunos do curso de Engenharia de Software da UniFil, mais o convidado Milton Schmitt Neto (Engenharia Elétrica da UTFPR).

Prêmio de R$ 2 mil para vice-campeões: Gabriel, Bruno, Pedro, Vitor, Rafael e Milton (UTFPR) com professor Sergio Tanaka