UniFil fortalece região de Londrina como referência em TI no Brasil

A UniFil homenageou os coordenadores dos cursos de Computação na abertura da XVI Semana Tecnológica, reunindo ontem à noite no Teatro Colégio Londrinense sete professores que participaram da criação e fortalecimento das graduações que têm o maior número de alunos no Norte do Paraná. O reitor Eleazar Ferreira ressaltou o pioneirismo no ensino superior na área de Tecnologia da Informação (TI) e o papel da UniFil na consolidação de Londrina e região como referência em TI no Brasil, com a presença na cidade de companhias multinacionais, grandes empresas nacionais e regionais.

“São 41 anos desde a implantação da primeira graduação, na época em Processamento de Dados. Uma semente lançada  que a UniFil soube cultivar, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e de ativos que transformaram Londrina e o Norte do Paraná em polo de big techs. A UniFil participa desse ecossistema com ensino de qualidade e lapidação do capital humano, que é o recurso mais valioso: a pessoa com talento e capacidade para estar em frente ao computador, inovar e criar soluções”, afirmou.
O reitor Eleazar Ferreira saudou de forma especial o professor Archibaldo Tomas Clark Vicentini, conhecido como Ado, que implantou em 1981 o curso de Processamento de Dados e foi o primeiro coordenador. “Sonhador e realizador. Com sua visão e empreendedorismo, colocou Londrina adiante do tempo. A UniFil teve o privilégio de reinventar a história e evoluir no ensino de TI, a partir do seu trabalho”, declarou o reitor ao professor Ado. “Não esperava essa deferência. É uma honra ter permanecido na instituição até 2008, quando decidi sair porque considero as mudanças importantes para abrir portas ao progresso”, disse o professor.
A UniFil oferece atualmente três graduações (Ciência da Computação, Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Sistemas) com mais de 600 alunos. O coordenador Sergio Tanaka lembrou que o primeiro curso da UniFil, no início da década de 1980, chegou a ter maior concorrência no vestibular do que Medicina e foi o único da região na área de TI por mais de 10 anos. “É uma trajetória de evolução e credibilidade. A UniFil investe na melhor tecnologia para os alunos, comprou neste semestre 200 novos equipamentos para os cursos. O ensino sólido e moderno garante alto índice de empregabilidade: a maioria dos alunos consegue estágio remunerado ou emprego já no primeiro ano da graduação”, afirmou Tanaka.
Além do professor Archibaldo Vicentini, os ex-coordenadores homenageados foram: Neusa Cabrera, Lúcio Kamiji, Welfrid Stenzel, Lupercio Fuganti Luppi e Adail Nogueira, juntamente com o atual Sergio Tanaka.
– Reitor Eleazar Ferreira fez saudação especial ao professor Archibaldo Vicentini, o Ado, que implantou o primeiro curso na área de TI do Norte do Paraná: “Sonhador e realizador. A UniFil se reinventou e evoluiu a partir do seu trabalho”
Coordenadores homenageados pelos 41 anos dos cursos de Computação: Sergio Tanaka, Archibaldo Vicentini, Welfrid Stenzel, Neusa Cabrera, reitor Eleazar Ferreira, Lúcio Kamiji, Lupercio Luppi e Adail Nogueira
A abertura da Semana Tecnológica teve apresentação do violinista Roney Marczak e seu grupo musical