UniFil Incubadora de Ensino e Aprendizagem amplia formação docente e compartilha práticas inovadoras

UniFil Incubadora de Ensino e Aprendizagem amplia  formação docente e compartilha práticas inovadoras

Investir no professor, criar ferramentas para atualização constante, estimular práticas pedagógicas inovadoras e oferecer espaço para compartilhamento de ações que atendam as expectativas do aluno. Na nova realidade da educação, o jovem está cada vez mais em busca de interação no mundo digital, do melhor aproveitamento da tecnologia e de atividades dinâmicas que vão além da sala de aula. É nesse cenário que docentes e tutores das graduações presencial e a distância (EaD) passam a contar com a UniFil Incubadora de Ensino e Aprendizagem – mais um ambiente de capacitação, suporte, criatividade e desenvolvimento.

Com acesso pelo Portal do Professor, no ambiente Canvas, a Incubadora abre espaço a ideias ousadas, experiências, práticas inovadoras, metodologias e iniciativas que contribuam para despertar o interesse do aluno no processo ensino-aprendizagem-avaliação. O objetivo é acolher e disponibilizar ao corpo docente propostas, exemplos e sugestões de práticas diferenciadas que melhorem o engajamento do estudante. “Sugerimos o envolvimento do professor da UniFil neste ambiente que foi criado para tornar sua prática docente ainda mais encantadora, eficiente e atingir seu objetivo que é a aprendizagem do aluno. Ali, ele poderá consultar e compartilhar excelentes práticas” – comenta a chefe de gabinete da Reitoria, Ludmila Bailoni, uma das coordenadoras da Incubadora.

A Incubadora foi desenvolvida em parceria com as equipes da Coordenadoria Acadêmica (professora Camila Fernandes de Lima), Procuradoria Institucional (professor Leandro Henrique Magalhães), Pró-Reitoria de Graduação (professora Anelise Franciosi) e Coordenadoria de Inovação Educacional (Thiago Amadeu). O lançamento do novo produto reuniu na última quinta-feira (dia 9) coordenadores das graduações e gestores da UniFil, que agora vão divulgar a todo o corpo docente da universidade.

A professora Camila informa que a Incubadora vai suprir necessidades do professor, que poderá solicitar ações específicas para aprimorar a docência. Outras metas são organizar mensalmente atividades diferenciadas de formação docente e pós-graduações focadas em didáticas e novas práticas no ensino superior. “O professor e o tutor estão em contato direto com o aluno, são pessoas-chave no compromisso da UniFil de proporcionar educação de qualidade. Por isso, precisam estar sempre atualizados e antenados aos anseios do aluno” – ressalta Camila.

O reitor Eleazar Ferreira destacou: “A missão da educação não termina nunca. Assim, é essencial evoluirmos, anteciparmos tendências e oferecermos práticas inovadoras em busca da aprendizagem e formação dos alunos. O engajamento dos coordenadores será determinante para motivar professores e equipes dos colegiados. Nossos docentes certamente têm muito a colaborar e a Incubadora chega para sistematizar, aperfeiçoar e difundir tudo de melhor que é produzido pelos professores e tutores” – afirmou o reitor.

Assista ao vídeo sobre a UniFil Incubadora de Ensino e Aprendizagem: