UniFil inova mais uma vez com plataformas 3D em cursos de saúde

A anatomia do corpo humano numa plataforma 3D que permite movimentos de 360 graus, ampliação de imagens e detalhamento de órgãos, tecidos, células, membros, sistemas e todas as outras funções do organismo. O ambiente digital reproduz com perfeição e detalhamento informações para estudos e análises, garante armazenamento de novos dados e permite total interação de alunos e professores. É mais uma inovação da UniFil com tecnologia avançada nas graduações da área de saúde, ampliando as possibilidades de aprendizado principalmente nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Podologia, Radiologia e também em Medicina Veterinária, entre outros.
Alguns exemplos bem simples das múltiplas funcionalidades: numa aula de Psicologia o aluno pode ver com mais detalhes as terminações nervosas do cérebro que podem afetar o comportamento humano. Na Enfermagem é possível visualizar melhor como reagir num momento de interrupção ou dilatação de veias e as consequências para a circulação sanguínea. Na Biomedicina as imagens de formato e características de células melhoram análises sobre mutações. Na Fisioterapia a reprodução exata de músculos, tendões e cartilagens é o melhor caminho para diagnóstico e reabilitação. Na Nutrição a plataforma mostra todo o trajeto percorrido pelos alimentos no sistema digestivo. Na Farmácia as complexidades medicamentosas. E assim prossegue com Estética e Cosmética, Educação Física, Radiologia, Podologia e outras áreas da saúde. Tudo isso também está à disposição da Medicina Veterinária com o organismo dos animais.
A moderna ferramenta reúne milhões de dados que são acessados em telas de 65 polegadas, sistema 4K, alta definição, touch screen, dispositivo remoto, visualização em todos os ângulos, aproximação e muito mais recursos. A plataforma multidisciplinar é um reforço tecnológico para o ensino-aprendizagem sobre todo o corpo humano, animal e o entendimento de cada uma de suas funções. “É um avanço no ensino de saúde trazer ao meio universitário de Londrina a tecnologia utilizada apenas em países de primeiro mundo e poucos centros do Brasil. Investimos e saímos na frente porque queremos formar os melhores profissionais”, diz o reitor Eleazar Ferreira.
São três plataformas 3D para aulas práticas e teóricas desde o primeiro ano de graduação até a fase final de formação do aluno. “A qualidade, a quantidade de informações e as possibilidades de uso da nova ferramenta são imensuráveis. Todos aqueles atlas de saúde, livros ilustrados, desenhos técnicos e uma infinidade de dados sobre o corpo humano estão ao alcance dos alunos em simples toques na tela de vídeo, com rapidez de segundos, em todos os ângulos das imagens, em contrastes para separar o ponto específico de estudo, análises e comparativos. São alguns exemplos porque tem muito mais recursos”, acrescenta o reitor Eleazar Ferreira.

A inovação está disponível para alunos dos cursos de saúde da UniFil. Coordenadores, professores e técnicos já interagem com os estudantes em salas de aula, laboratórios, clínicas e outros espaços de práticas, ampliando a capacidade de aprendizagem com os avanços das plataformas 3D.
 Coordenadora de Biomedicina, professora Anelise Franciosi
Coordenadora de Farmácia e Estética e Cosmética, professora Mylena Dornellas da Costa
 Coordenadora de Nutrição, professora Lucievelyn Marrone
 Professora de Enfermagem Thaise Castanho da Silva