UniFil recebe dirigentes do IPPUL para conhecer projetos de alunos de Arquitetura e Urbanismo

Dirigentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) estiveram na UniFil para conhecer projetos de intervenções desenvolvidos por alunos de Arquitetura e Urbanismo nas disciplinas ministradas pelo professor Me. Fernando Zuin. O Encontro Academia + Poder Público foi também uma oportunidade para ampliar o relacionamento e chamar a atenção para o debate crescente sobre o ambiente urbano, a partir de avaliações e proposições de estudantes do curso.
Duas equipes do 2º ano pesquisaram, fizeram diagnóstico e indicaram ações para revitalizar o fundo de vale do Córrego Água Fresca, estendendo melhorias às ruas Goiás, Alagoas e do Escoteiro – que ficam nas proximidades. “São alunos em primeiro contato prático com as questões de urbanismo, então a ideia foi analisar e propor intervenções no entorno do Campus Sede da UniFil. Além do aspecto ambiental, de integração e de instalação de equipamentos na área verde, o grupo avaliou e sugeriu medidas relacionadas ao fluxo do trânsito e transporte de ônibus”, relata o professor da área de Urbanismo.

Já a equipe do 4º ano fez estudo mais amplo sobre a região do Jardim Botânico de Londrina. O Carnaval de Rua realizado no estacionamento da área verde criou polêmica. Após a festa, houve consenso de que o local apresenta fragilidades e é inapropriado para eventos de grande porte. Os alunos da UniFil analisaram a questão e chegaram à mesma conclusão. Também propuseram ações para proporcionar mais atratividade tanto no Jardim Botânico quanto numa praça de bairros próximos, com intervenções menores que preservem as áreas ambientais e fomentem as atividades como comércio e serviço local.

“O encontro teve o objetivo de aproximar discussões acadêmicas e Ippul, inserindo na formação dos alunos conhecimento sobre diretrizes do poder público. Esse intercâmbio garante diálogo entre academia e órgãos ligados ao urbanismo em Londrina. Os integrantes do Ippul gostaram da iniciativa e contribuíram no aspecto técnico dos projetos e planejamento da cidade. O resultado foi muito bom, a intenção é organizar novos encontros”, diz o professor Fernando Zuin.

O curso de Arquitetura e Urbanismo recebeu o diretor de projetos do Ippul Robson Shimizu, a gerente de projetos urbanísticos e de edificações Amanda Salvioni Sisti e a gerente de projetos de sinalização e controle de tráfego Cristiane Biazzono. Pela UniFil participaram a coordenadora do curso Raquel Salla e a doutoranda em Arquitetura e Urbanismo Ana Luiza Favarão (Washington University in St. Louis), além do professor Fernando Zuin como mediador e orientador dos projetos.

Os alunos autores dos trabalhos:

– URb 3 – Carlos Henrique Rocha, Camila Fernanda Nakashima Moreno, Carolina Nicole de Paula, Ighor Gabriel Silva; Projeto Ruas e Quadras 2º ANO – G2 –  Gabriela Teixeira Yamamoto, Luccas Mantoan, Livia Campos, e Alex Matos; Ruas e Quadras – 2° ANO – G1 – Alice Manuely, Chelida Silveira, Amandha Caldeira Gomes, Annie Gabrielly Siqueira Maciel e Felipe da Silva Bonadeu.