UniFil vai criar Centro de Inteligência Artificial para alunos e mercado

Por: Assessoria de Imprensa da UniFil

A UniFil realiza nesta sexta-feira, às 11 horas, o pré-lançamento do Centro de Inteligência Artificial para potencializar pesquisas, intercâmbio de informações e desenvolvimento de projetos de inovação na área, direcionados para atividades acadêmicas e também nas potencialidades e oportunidades de mercado. O reitor Eleazar Ferreira coordena a atividade, na Sala Google.

A intenção é agrupar várias ações já em andamento e fomentar novas iniciativas em Inteligência Artificial, oferecendo aos alunos de Computação, das demais graduações e da pós a possibilidade de agregar conhecimento. “A tendência é aumentar bastante a procura por profissionais com domínio do conceito e das práticas de IA, cada vez mais utilizada nos mais diversos segmentos industriais, na gestão de cidades e no dia a dia das pessoas”, diz o professor Sergio Tanaka, coordenador dos cursos de Computação.

Ele relata que no ano passado foi criado a UniFil um grupo de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial, em parceria com Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Os participantes se reúnem aos sábados pela manhã para debater o que foi realizado durante a semana na área de estudos. Segundo Tanaka, o foco é desenvolver soluções para melhorar e aumentar a produtividade das indústrias.

“Apesar de estarmos realizando o pré-lançamento, as ações de Inteligência Artificial já existem na prática, inclusive formando e encaminhando ao mercado mão-de-obra especializada na área. Quase todos os alunos estão sendo convidados para ingressar direto em mestrados da UEL e UTFPR”, afirma Sergio Tanaka. O Centro de IA da UniFil representa mais uma ferramenta para assegurar aos alunos a preparação profissional mais adequada ao que acontece no mundo.