Alunos de Computação conquistam uma disputada certificação internacional

Um grupo de alunos do terceiro ano dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UniFil conquistou uma certificação internacional que fortalece o currículo, amplia as oportunidades no mercado de trabalho e valoriza a carreira profissional. São 22 aprovados na difícil prova de Scrum Foundation Professional Certificate – SFPC™ (v2020), uma qualificação que normalmente só é atingida por pessoas já graduadas.

O professor mestre Bruno Henrique Coleto lançou o desafio na disciplina de Metodologias Ágeis e iniciou a preparação dos alunos nos conhecimentos e aplicações da metodologia Scrum, utilizada no desenvolvimento de softwares e aplicativos. “Muitas empresas de tecnologia da informação (TI) usam a metodologia Scrum para agregar valor nos serviços aos clientes e usuários. Ter essa certificação coloca o profissional num patamar acima da média”, ressalta o docente.

Ele explica que como a certificação é em nível 1, nos fundamentos da metodologia, abre caminho para obter novas qualificações que aprofundam as habilidades e a capacitação para aplicação dos recursos Scrum. “Os alunos de Computação da UniFil estão antecipando etapas e construindo uma trajetória sólida para chegar ao mercado muito bem preparados. Há situações em que empresas disputam profissionais que já têm essa certificação internacional”, informa o professor.

Bruno Coleto diz que os alunos souberam aproveitar a chance de conquistar a qualificação sem custo. “Normalmente custa 150 dólares, o equivalente hoje a cerca de 750 reais por certificação. Soube da oportunidade de fazer a prova gratuitamente e levei a proposta aos alunos”, relata. O exame é bastante rigoroso e exige 80% de acertos nas 40 questões. “Os alunos aprovados demonstraram capacidade e talento”, declara o docente. Veja quem alcançou a chancela da Scrum Foundation Professional Certificate – SFPC™ (v2020).

Ciência da Computação: 14 alunos

• ANA GABRIELLE KATAOKA