Biblioteca recebe coleção que pertenceu ao Fundador Zaqueu de Melo

Biblioteca recebe coleção que pertenceu ao Fundador Zaqueu de Melo
Graziela Cervelin (Biblioteca), estagiária Ketlin Góes, professor Leandro (UniFil), as alunas Louise e Pietra com a mãe Lorise, que entregou a doação, e professora Katiucia (Colégio Londrinense)

 

Biblioteca Central da UniFil, no Campus JK, recebeu a doação de nove volumes da coleção “Os Pensadores”, lançada no início da década de 1970. Os livros pertenceram ao educador Zaqueu de Melo, fundador do Instituto Filadélfia de Londrina que é o mantenedor da UniFil e do Colégio Londrinense. A biblioteca inclusive chama-se Zaqueu de Melo em homenagem a um dos principais personagens da educação em Londrina.

A entrega foi feita pelas alunas do Colégio Londrinense Louise e Pietra, com a mãe Lorise que é casada com Atacy de Melo Junior. O pai dele, senhor Atacy, chegou a Londrina em 1945 junto com o tio Zaqueu para estruturarem no município o ensino ginasial e científico, que corresponde hoje ao ensino fundamental II e médio.

Lorise conta que a coleção estava com a senhora Acely de Meloirmã de Atacy e também sobrinha de Zaqueu. Ela igualmente veio de Minas Gerais com outros familiares para trabalharem na educação. “A doação é uma maneira de preservar a memória e valorizar ainda mais a história do professor Zaqueu de Melo, que tanto fez pelo Instituto Filadélfia e pela educação em Londrina”, comenta Lorise.

Os livros da coleção “Os Pensadores” reúnem visões de mundo, conceitos e ensinamentos de grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Cícero, Sêneca, Maquiavel e outros. Pela UniFil e Colégio Londrinense, receberam a doação a bibliotecária e coordenadora do sistema de bibliotecas Graziela Cervelin, professor Leandro Magalhães e professora Katiucia Montalvão.

Deixe um comentário