Biblioteca recebe coleção que pertenceu ao Fundador Zaqueu de Melo

Graziela Cervelin (Biblioteca), estagiária Ketlin Góes, professor Leandro (UniFil), as alunas Louise e Pietra com a mãe Lorise, que entregou a doação, e professora Katiucia (Colégio Londrinense)

Biblioteca Central da UniFil, no Campus JK, recebeu a doação de nove volumes da coleção “Os Pensadores”, lançada no início da década de 1970. Os livros pertenceram ao educador Zaqueu de Melo, fundador do Instituto Filadélfia de Londrina que é o mantenedor da UniFil e do Colégio Londrinense. A biblioteca inclusive chama-se Zaqueu de Melo em homenagem a um dos principais personagens da educação em Londrina.

A entrega foi feita pelas alunas do Colégio Londrinense Louise e Pietra, com a mãe Lorise que é casada com Atacy de Melo Junior. O pai dele, senhor Atacy, chegou a Londrina em 1945 junto com o tio Zaqueu para estruturarem no município o ensino ginasial e científico, que corresponde hoje ao ensino fundamental II e médio.

Lorise conta que a coleção estava com a senhora Acely de Meloirmã de Atacy e também sobrinha de Zaqueu. Ela igualmente veio de Minas Gerais com outros familiares para trabalharem na educação. “A doação é uma maneira de preservar a memória e valorizar ainda mais a história do professor Zaqueu de Melo, que tanto fez pelo Instituto Filadélfia e pela educação em Londrina”, comenta Lorise.

Os livros da coleção “Os Pensadores” reúnem visões de mundo, conceitos e ensinamentos de grandes filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Cícero, Sêneca, Maquiavel e outros. Pela UniFil e Colégio Londrinense, receberam a doação a bibliotecária e coordenadora do sistema de bibliotecas Graziela Cervelin, professor Leandro Magalhães e professora Katiucia Montalvão.