Calendário de estudos: 5 dicas para organizar o seu
Um calendário de estudos bem elaborado contribui muito para uma rotina mais produtiva. Confira algumas dicas simples, porém completamente essenciais, para você organizar o seu calendário de forma eficaz e proveitosa
Elaborar um calendário de estudos para ter uma rotina produtiva e saudável não é uma coisa tão simples assim. Requer muito planejamento, determinação, foco e, principalmente, disciplina para que os objetivos sejam atingidos e os estudos realizados com sucesso.
Por isso, separamos aqui 5 dicas simples, porém essenciais e totalmente eficazes para que você desenvolva o seu calendário com tudo o que realmente precisa. Leia até o final porque ainda tem dicas extras que vão te ajudar ainda mais.
Vamos lá?
- Leia mais
Estudar em casa: educar com tecnologia funciona?
Dicas para organizar o seu calendário de estudos
Dica #1: tenha um objetivo definido
Por qual motivo você está elaborando esse calendário? Qual é o seu objetivo final? Passar no vestibular? No Enem? Em um concurso público? Finalizar as provas do semestre?
Responder essas questões faz toda a diferença, porque mostra onde você quer chegar, além de facilitar a definição de suas tarefas do calendário, como por qual matéria você vai começar a estudar.
É interessante nesse objetivo macro, inserir pequenas metas, sejam diárias, semanais ou quinzenais, para que você tenha mais incentivo durante o estudo. Essas metas podem ser: finalizar uma leitura até determinada data ou fazer a resolução de exercícios ao fim do dia, por exemplo.
Dica #2: entenda como a sua rotina funciona
Não adianta definir quatro horas de estudo por dia se não condiz com a sua rotina, seja porque você trabalha fora ou precisa realizar outras atividades. Por isso, é essencial que o seu calendário de estudos esteja de acordo com o que consegue realizar no seu dia a dia.
Para fazer isso da melhor forma, você precisa entender como funciona a sua rotina e quais são os seus melhores momentos para focar no estudo.
É mais válido estudar uma hora com bastante atenção do que separar três horas e não conseguir focar em nada. Lembre-se disso!
Dica #3: dê atenção ao que é mais relevante
Para garantir um calendário de estudos produtivo, você precisa focar no que é mais relevante para você no exato momento do estudo, como as disciplinas que possui mais dificuldade.
Aquelas disciplinas que você já tem mais afinidade, deixe para um outro momento. O essencial é que você tenha mais tempo para se concentrar no que é mais difícil e importante.
Dica #4: crie um plano de estudos
No calendário, um plano funciona como uma sequência de todas as tarefas que você vai realizar durante o estudo.
Por exemplo, se você vai estudar determinada disciplina, você pode distribuir o seu período em um plano da seguinte forma:
1º leitura de material escrito;
2º videoaulas;
3º resumo geral do tema;
4º resolução de exercícios;
5º revisão do resumo.
Dessa forma, você consegue passar por todas as possibilidades e absorver a matéria de diferentes formas, o que contribui para que você a mantenha mais fresca na cabeça.
Dica #5: aproveite o que você tem à disposição
Hoje temos à disposição, além de dispositivos, variadas formas de consumo de conteúdos na internet.
Vídeos, podcasts, grupos de discussão, sites de resolução de exercícios, PDF’s ou até mesmo jogos, são bons exemplos da quantidade de recursos que temos à disposição e que podemos incluir para variar e tornar o processo de aprendizagem mais divertido.
Você pode inserir todos esses recursos em seu plano de estudo, priorizando os formatos que mais gosta e que mais contribuem para o seu aprendizado.
Dicas extras e essenciais
-
- Faça pausas: as pausas são necessárias para refrescar a mente e dar mais energia. Tente inserir pausas de, no mínimo, 15 minutos a cada 1 hora de foco total.
- Tenha um local de estudo adequado: ambientes bagunçados ou com muito barulho só atrapalham a concentração. É fundamental que você opte por um espaço organizado, limpo e calmo.
- Elimine as distrações: utilize os aparelhos eletrônicos apenas para os estudos. Quando não precisar deles, deixe longe e no modo silencioso para as notificações não atrapalharem a sua concentração.
- Tenha hábitos saudáveis: ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas e se alimentar bem são coisas que nunca devem sair de sua rotina. Tente ao máximo manter esses hábitos junto aos seus estudos.
Você já coloca em prática algumas dessas dicas para organizar o seu calendário de estudos? Conte aqui nos comentários!
Para conferir mais conteúdos como este, acesse o blog da UniFil clicando AQUI!
Leia mais: Graduação: posso fazer 2 faculdades ao mesmo tempo?