Graduação: posso fazer 2 faculdades ao mesmo tempo?

2 faculdades

Cursar duas graduações ao mesmo tempo traz boas vantagens, mas é preciso considerar alguns pontos importantes e entender em quais situações é possível fazer duas faculdades.

Alguns estudantes conseguem realizar o sonho de iniciar a graduação. Mas, muitas vezes, existe o desejo de iniciar uma nova faculdade ao mesmo tempo, seja para aprimorar os conhecimentos ou até mesmo aumentar as oportunidades no mercado de trabalho.

Mas é nesse ponto que surge o questionamento: será que eu posso fazer 2 faculdades ao mesmo tempo?

Sim, é possível cursar duas graduações juntas, e é isso que você vai entender melhor neste texto. Continue a leitura!

Em quais situações posso fazer 2 faculdades ao mesmo tempo?

De acordo com a Lei Nº 12.089 de 2009 é proibido cursar duas graduações em uma universidade pública, conforme explica o artigo 1: “Esta Lei visa a proibir que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, no curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional.”.

Neste caso, só é possível fazer 2 faculdades ao mesmo tempo:

• Cursando uma universidade pública + uma universidade privada, ou
  • Fazendo os dois cursos em uma universidade privada.

Em relação à modalidade de ensino (presencial, semipresencial e à distância), não existe nenhuma restrição estabelecida. A escolha vai de acordo com as suas necessidades e aptidões.

E quanto aos programas do Governo Federal?

Para o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI), existem algumas restrições que é importante saber:

Não é possível utilizar o FIES mais de uma vez, já que o programa é válido apenas para uma graduação, aquela que você escolhe fazer a matrícula primeiro.

É possível fazer o FIES e o Sisu juntos, desde que o financiamento em instituição privada pelo FIES já esteja bem encaminhado. Aí sim você pode concorrer a uma vaga pública pelo Sisu.

3º É possível fazer FIES e Prouni juntos. Nesse caso, você pode optar por fazer uma graduação financiada e outra por bolsa. Ainda é possível usar os dois programas para o mesmo curso, se a sua bolsa pelo Prouni for parcial.

4º Não é possível fazer Prouni e Sisu juntos, uma vez que, a partir do momento que a pessoa opta pela vaga pública, ela perde, automaticamente, a bolsa adquirida com o Prouni.

Mas por que fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Existem diversos benefícios que cursar duas graduações juntas oferecem. Alguns deles são:

1) Otimização do tempo: você consegue realizar os seus sonhos com mais agilidade, facilitando a entrada no mercado de trabalho.

2) Currículo excelente: e por falar em mercado de trabalho, cursar 2 graduações te permite ter um currículo mais completo e de maior destaque.

3) Mais possibilidades: você estará apto a atuar em diferentes áreas, o que aumenta o seu leque de possibilidades no mercado.

4) Maior diferenciação: com o desenvolvimento de mais habilidades, você se torna um profissional multidisciplinar, com um repertório de conhecimento gigantesco.

No entanto, por mais que todas essas vantagens chamem muito a atenção, antes de decidir fazer duas faculdades é preciso considerar um ponto extremamente importante: a necessidade de aproveitar muito bem todas as graduações. Afinal…

… a graduação dupla precisa de dedicação

Não adianta querer embarcar em duas graduações pensando apenas nas vantagens. É necessário ter em mente que ambas as faculdades precisam ser muito bem aproveitadas por você, para ter todo o conhecimento necessário e valer a pena o esforço colocado.

Assim, além de pensar nas vantagens que isso pode trazer, pense também no que é necessário para tornar as duas graduações produtivas, com resultados gratificantes, como:

• Rotina: você tem tempo para as graduações? Como é sua rotina hoje? Qual modalidade se encaixa melhor nela? É importante ter um planejamento de rotina detalhado para você conseguir distribuir bem o seu tempo.
  • Organização: você vai conseguir lidar com a quantidade alta de disciplinas? E os trabalhos, será possível realizar todos? Esse ponto aqui está muito ligado à rotina e é importante que você crie uma organização de estudos para não deixar as coisas acumularem.

Veja também:
Saiba como manter a concentração nos estudos!

• Custo: a sua realidade hoje te permite arcar com duas graduações? Vale ressaltar que, mesmo que o gasto com mensalidades seja baixo, há o gasto com materiais e livros. Isso deve ser colocado no papel também.
  • Grade de disciplinas: elas atendem às suas necessidades? Pode haver substituição? A escolha do curso certo é fundamental. Por isso, se dedique em entender melhor a instituição, a graduação e a grade de disciplinas.

Veja também:
Diferença entre licenciatura e bacharelado: como escolher?

Para conferir outros conteúdos exclusivos como este, acesse o blog da UniFil!

Siga a UniFil nas redes sociais:
FACEBOOKINSTAGRAM  | YOUTUBE | LINKEDIN | TWITTER