Computação da UniFil ganha 2º e 3º lugares no Green Tech Hackathon

Alunos da UniFil mais uma vez se destacam em competições de soluções inovadoras e conquistam os primeiros lugares: talento, criatividade e domínio da tecnologia

Alunos de Computação da UniFil conquistaram o segundo e terceiro lugares no GreenTech Hackathon 2024 realizado no final de semana pela Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ANPEA), CREA-PR, ConstruHub – Sinduscon Norte do Paraná e Sebrae. A maratona lançou o desafio de soluções inovadoras para um mundo mais verde e sustentável focadas em “Água potável e saneamento”, “Energia limpa e acessível”, “Cidades e comunidades sustentáveis” e “Ação contra a mudança global do clima”. Os temas integram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Participaram da competição 15 equipes com 75 integrantes. Só da UniFil foram oito times com 35 alunos dos cursos de Engenharia de Software e de Ciência da Computação. “Mais uma demonstração do envolvimento e competitividade dos nossos acadêmicos, que confirmam talento, criatividade e embasamento para alcançar as primeiras colocações. A UniFil é a instituição de ensino superior de Londrina que mais se dedica e incentiva os alunos a buscarem a inovação, a evolução tecnológica e as ideias que facilitem o dia a dia nas mais diversas áreas. É a universidade mais premiada em hackathons”, diz o professor Sergio Tanaka, coordenador da UniFil Tech e dos cursos de Computação.
Veja as soluções das equipes da UniFil premiadas no Green Tech e seus integrantes:
– Projeto Eco Drain – Equipe LifeGen Innovations – 2º Lugar
Proposta focada em “Água potável e saneamento” e “Cidades e comunidades sustentáveis”, diante de problemas como aumento da frequência de enchentes decorrentes de entupimento de bocas de lobo entupidas, tratamento de água e resgate de fauna. A solução é desenvolver modelo de boca de lobo modular com tampa e cesto, utilizando materiais recicláveis de fácil manutenção. Com monitoramento por meio de sensores ultrassônicos, será possível verificar a quantidade de lixo nos cestos. Assim, com auxílio de um aplicativo, a intenção é poupar tempo e dinheiro na limpeza de bocas de lobo.
Alunos Kawan Shigueo Watanabe, Ana Julia Torregiani Martins, Mariana Yumi Morishita Yokomizo, Eron Ponce Pereira (Ciência da Computação) e Rafaela Kwinee Silva da Cunha (Engenharia de Software)

Projeto Fintech – Equipe Sustainable Tech – 3º Lugar
Proposta é criar uma fintech com objetivo de realizar um “match” entre empresas que desejam comprar e vender seus créditos de carbono, além de trazer uma lista de profissionais prontos para auxiliar quem precisa, facilitando todo o processo. As principais funcionalidades são marketplace dinâmico (ambiente seguro e intuitivo para empresas listarem e negociarem créditos de carbono com total transparência) e análises e relatórios detalhados para ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas.

Alunos Gustavo Nakamura, João Gabriel Borges, Giovanna Vitoriano, Rodrigo Campos Scarabello (Ciência da Computação) e Victor Zuccoli (Engenharia de Software)