É calouro? Saiba como começar o primeiro ano de faculdade mandando bem!

Iniciar na faculdade sempre dá aquele frio na barriga, afinal, é tudo novo: amigos, experiências, conhecimentos e ambiente. Enfim, é o momento em que saímos da nossa zona de conforto, o ensino médio, e nos arriscamos em um espaço totalmente diferente, que precisa de mais foco e seriedade.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas importantes sobre o que você, calouro, pode fazer para começar o primeiro ano de faculdade mandando bem. Vamos lá?

1) Acompanhe tudo

Você precisa conhecer o ambiente que está entrando. Por essa razão, é de extrema importância que se acompanhe tudo o que acontece na faculdade.

Para isso, durante esse primeiro contato, participe dos eventos de boas-vindas, faça todas as perguntas que tiver (nada de ficar com dúvidas) e troque experiências com as pessoas.

Conhecer o funcionamento desse novo ambiente, que num primeiro momento pode ser assustador, vai te trazer conhecimento e também calma para seguir os dias sem estresse.

2) Converse com quem já está lá

É comum, nas universidades, o chamado trote dos calouros, um evento de boas-vindas realizado pelos veteranos. Aproveite esse momento para conhecer e conversar com esses alunos que já estão lá.

Nada melhor do que trocar experiências com pessoas que já sabem como a faculdade funciona, não é mesmo? Por isso, converse, se aproxime e tire o máximo de informação que puder. Isso vai te fazer sentir mais em “casa”.

3) Conheça bem seus professores

Os professores são a base da universidade. Dessa forma, é essencial que você conheça bem quem vai ministrar as aulas do curso de graduação que escolheu.

E não é apenas conhecer o currículo do professor. É conversar, trocar experiências, interagir de todas as formas. Os professores também podem se tornar amigos e te ajudar a se sentir mais confortável em um espaço novo, além, é claro, de funcionar como um networking.

4) Participe de tudo o que puder

Laboratórios, projetos de extensão e palestras são interessantes para você conhecer mais a instituição, desenvolver novas amizades e adquirir novos conhecimentos. Então, se a instituição oferece tudo isso, não deixe de participar.

Além da integração que esses eventos geram, você ainda consegue descobrir novas oportunidades para a sua futura atuação no mercado de trabalho.

5) Foque na organização

A faculdade tende a ser bem mais puxada do que o colegial. Por essa razão, nada de deixar a enrolação e a falta de disciplina tomar conta. Tenha em mente que esse é o momento da sua vida que você mais precisa de organização para manter a produtividade.

Foque em ter uma rotina de estudos saudável, que envolva momentos específicos para o estudo, cuidados com o corpo e a mente, e também períodos de lazer, afinal, relaxar também faz parte da produtividade e te ajuda a manter o foco.

Leia também:
Como manter a motivação para estudar? 10 dicas eficiente
Calendário de estudos: 5 dicas para organizar o seu

Lembre-se, estudante, que esse pode ser sim um momento de nervosismo e ansiedade. Não é para menos, coisas novas sempre causam isso em nossa vida. Mas não se esqueça das dicas deste conteúdo e de manter a calma. Com o tempo você vai começar a se integrar de tudo e as coisas fluirão naturalmente, combinado?

Aproveite para compartilhar este texto com outros colegas na mesma situação que você e não se esqueça de contar nos comentários se as dicas te ajudaram!

Leia também:
Faculdade após os 30: é tarde para começar?

Siga a UniFil nas redes sociais:
FACEBOOKINSTAGRAM  | YOUTUBE | LINKEDIN | TWITTER