Geovana da UniFil é a única de Londrina no intercâmbio mundial da gigante Huawei

Geovana da Costa Andrade, aluna do 2o ano de Engenharia de Software: selecionada entre estudantes de graduação e pós de mais de 220 universidades parceiras da multinacional chinesa, para o programa “Seeds for the Future”

É da UniFil a única universitária de Londrina selecionada para o “Seeds for the Future 2023” (Sementes para o Futuro), programa internacional de intercâmbio da Huawey – multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes. Geovana da Costa Andrade, aluna do 2o ano de Engenharia de Software, conquistou a vaga entre estudantes de graduação e pós de mais de 220 universidades parceiras da gigante chinesa.

“Estou muito animada com essa oportunidade enorme. Vou fazer networking com pessoas do mundo todo, participar de cursos e formatar projetos. É uma possibilidade única de desenvolvimento pessoal também. A seleção me deixou bem feliz”, comenta Geovana. O programa online começa em 23 de outubro com apenas 50 participantes. Durante oito dias, vão aprender conteúdos sobre 5G, tecnologia em nuvem e inteligência artificial (IA), além de temas culturais sobre a China.

“A Geovana é uma aluna de grande potencial, sempre participa ativamente de atividades, desafios e ações em grupo. A experiência do intercâmbio certamente vai abrir muitas portas”, comenta o coordenador dos cursos de Computação, professor Sergio Tanaka, destacando ainda o prestígio da UniFil com a presença da acadêmica num universo seleto de jovens talentosos e de destaque no ambiente de TI.

A seleção de Geovana para o intercâmbio mundial da Huawey confirma sua dedicação e envolvimento nas oportunidades que a graduação da UniFil proporciona. Ela faz parte do grupo de estudo em Inteligência Artificial, participa do programa Aluno Tutor Google, é orientadora nos cursos de Pensamento Computacional para adolescentes e jovens, desenvolve projetos no Núcleo de Prática em Informática (NPI) e já participou de cinco hackathons, com premiações em todos. Atualmente compõe uma das equipes que concorrem no Hackathon do Agronegócio, da Integrada Cooperativa Agroindustrial.

Durante o programa da companhia chinesa, os participantes vão competir entre si na criação de soluções tecnológicas para questões sociais, com a missão de apresentar proposta de aplicação viável a pelo menos um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. O “Seed for the Future” já foi implementado em 139 países e treinou mais de 15 mil alunos. A Huawei está completando 25 anos de atuação no Brasil em 2023.