Seminário alerta comunidade universitária sobre violência doméstica contra mulher

A UniFil e a Associação Nós do Poder Rosa realizam nesta quarta-feira (dia 30) o “I Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher” com a participação de lideranças que trabalham com a questão no Governo do Estado, Prefeitura de Londrina, Poder Judiciário, Ministério Público, Câmara Municipal e entidades. O objetivo é alertar a comunidade universitária, orientar sobre como as vítimas devem proceder, debater as ações do poder público e da sociedade organizada no acolhimento das mulheres e mostrar os caminhos para denunciar os agressores.

A esposa do governador Ratinho Junior, primeira dama do Paraná Luciana Saito Massa, é uma das convidadas e vai falar sobre as políticas públicas do governo estadual. Duas mulheres que já foram agredidas fazem um relato dos acontecimentos e e da luta para superar os traumas. Também participam a juíza aposentada Zilda Romero, que por muitos anos atuou em Londrina no 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; o promotor Ronaldo Costa Braga; a secretária Municipal de Políticas para Mulheres Liange Doy Fernandes; a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Londrina, vereadora Sônia Gimenez; e a presidente do Poder Rosa Érica Chagas.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Thaise Castanho, representa a UniFil e destaca a importância de as mulheres estarem atentas aos diversos tipos de violência no ambiente doméstico. “As agressões podem ser físicas, sexuais, morais e psicológicas. Muitas vezes a mulher está sofrendo e não tem coragem de denunciar, de sair da convivência nociva e perigosa. A intenção é enfatizar que existem meios de impedir e de cessar com a violência doméstica”, comenta. Ela ressalta a participação dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia na realização do evento.

O “I Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher” começa às 19h30, no Teatro Colégio Londrinense. As inscrições gratuitas podem ser feitas até amanhã (terça) no Portal de Eventos da UniFil, com vagas limitadas à capacidade de público do teatro.