Arquitetura e Urbanismo da UniFil tem sete finalistas no concurso TCC em Ação da Prefeitura de Londrina

TCC em Ação

Sete alunos de Arquitetura e Urbanismo da UniFil são finalistas do 1º Concurso TCC em Ação: “Ideias Inovadoras e Soluções Impactantes”, promovido pela Prefeitura de Londrina e organizado pela Secretaria Municipal de Governo. De 52 inscritos na primeira etapa, 14 estão na fase final em nove categorias, representando UniFil e UEL. As notas dos trabalhos e as classificações serão divulgadas na próxima segunda-feira (dia 28), às 16 horas, em evento no auditório da Prefeitura.

Além de incentivar a produção de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) focados em temas que contribuam para ações e políticas públicas para o município, o concurso possibilita criar um banco de ideias, práticas e sugestões que podem ser aplicadas em diversas áreas de Londrina – informa a Secretaria de Governo. É também uma forma de aproximar as universidades da Prefeitura, fomentando a cultura de inovação em Londrina. Os trabalhos inscritos foram finalizados em 2021.

Os TCCs finalistas propõem ações nas categorias esportes, cultura e lazer, habitação, infraestrutura, meio ambiente, população vulnerável, saúde, segurança, trânsito e urbanização e turismo e desenvolvimento. Em cinco dessas categorias, apenas um trabalho foi selecionado para a fase final e, dessa forma, os autores já são os vencedores. Nas outras quatro, a disputa pela primeira colocação está entre dois ou três TCCs. A comissão julgadora foi composta por profissionais do IPPUL, Secretarias de Obras e de Meio Ambiente, Companhia de Habitação (Cohab) e outros órgãos municipais.

“A UniFil teve ótima participação com quantidade de inscritos e qualidade das propostas dos TCCs. Já incentivamos os alunos a desenvolverem projetos de aplicação prática nas realidades local e regional, para ampliar o envolvimento da instituição com a comunidade. O concurso fortalece esse conceito e estimula a criatividade dos graduandos na sugestão de soluções para Londrina. A grande presença da UniFil na fase final demonstra o bom preparo e a sensibilidade dos alunos às questões do município”, diz o professor Ivan Prado Jr., coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil.

Os TCCs poderão ser consultados em breve no portal da Prefeitura, em repositório que será criado pela Secretaria de Governo, e também na Midiateca do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil. Os vencedores receberão certificado de premiação.

Veja quem são os finalistas da UniFil:

1. Felipe Ferreira de Santana
    Categoria Esporte, cultura e lazer – tema “Soluções urbanísticas para a Região Central e bairros do entorno”
  2. Jaqueline Cecília Galleli Piazzalunga
    Categoria Esporte, cultura e lazer – tema “Atividade física e lazer para a qualidade de vida da população”
  3. Edilene Sarge Figueiredo
    Categoria Habitação – tema “Habitação para famílias em vulnerabilidade social”
  4. Heloísa Maria Nascimento Barbetta
    Categoria Infraestrutura – tema “Implantação de cemitério vertical no município de Londrina”
  5. Jordana Molina
    Categoria População vulnerável – tema “Perfil dos idosos de Londrina”
  6. Bruna Jacometo Teixeira