UniFil contribui para boa formação com o curso de Pensamento Computacional

Mais de 380 alunos de 30 escolas públicas e particulares de Londrina já estão participando do curso Pensamento Computacional, uma iniciativa da UniFil para contribuir na boa formação e abrir novas perspectivas na vida acadêmica e profissional. As atividades totalmente práticas nos laboratórios de Computação colocam a meninada em contato com as potencialidades da tecnologia e da inovação, ampliando as oportunidades de crescimento intelectual e estimulando o desenvolvimento de habilidades.

Já são cinco turmas em aulas semanais e mais uma em processo de formação. O curso gratuito com duração de seis meses é orientado por professores e monitores das graduações da área de Computação. “Hoje em dia as crianças e os adolescentes já estão familiarizados com a tecnologia, mas a maioria ainda não despertou para além de redes sociais. A UniFil quer mostrar as  imensas possibilidades e, principalmente, fortalecer o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de solucionar problemas. São virtudes para o desempenho escolar, a inserção no mercado e a compreensão da realidade”, diz o reitor Eleazar Ferreira.

A aula inaugural das turmas 2023 de Pensamento Computacional, na terça-feira (dia 28) à tarde, reuniu centenas de alunos dos dois últimos anos do ensino médio, professores das escolas, representantes do Núcleo Regional de Educação, o presidente da Codel Alex Canziani, dirigentes de entidades de TI e gestores da UniFil. As atividades prosseguem até o final de novembro. No ano passado, quando a UniFil iniciou a realização do curso, centenas de adolescentes tiveram o importante suporte da equipe da Computação.

“É um aprendizado que vale para a vida toda, uma ação da UniFil para acolher estudantes de toda a cidade, acrescentar conhecimento e abrir a universidade para a comunidade”, destaca o reitor Eleazar Ferreira.