HV da UnIFil salva ema Jurema e reintegra ave a ambiente saudável

A ema Jurema é mais um animal silvestre salvo pela equipe do Hospital Veterinário da UniFil e reintegrado a um ambiente onde ainda pode viver por muitos anos. A ave de grande porte chegou em outubro do ano passado, com indicação de eutanásia devido a grave ferimento na pata direita. Depois de cirurgia, tratamento com troca diária de curativos, alimentação adequada e reabilitação, agora está no Zoo Casa das Araras, em Maringá, para onde foi levada na tarde desta terça-feira.

A médica-veterinária Daniele Martina, que fez todo acompanhamento intensivo durante os três meses mais críticos, ressalta que é muito gratificante ver a Jurema caminhando, correndo, se alimentando e interagindo. “É uma vitória porque ela chegou condenada, não se levantava. Para o pessoal do Hospital Veterinário da UniFil, a melhor retribuição de tanto esforço é ver o animal recuperado, em boas condições e recebendo alta”, diz Daniele.

A ema de aproximadamente quatro anos e 20 quilos foi resgatada em criatório ilegal em Umuarama e trazida pelo Instituto Água e Terra (IAT) para o HV da UniFil, credenciado oficialmente no Paraná como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). O Zoo Casa das Araras é autorizado pelo IAT a manter animais e dispõe de estrutura adequada. O proprietário Neto das Araras e o colaborador Hiago Monteiro se deslocaram de Maringá a Londrina para buscar Jurema e levá-la com toda segurança até a nova moradia.

“Foram cinco meses de muitos cuidados, atenção e carinho. A Jurema vai deixar saudades, mas ao mesmo tempo ficamos contentes de ver que está recuperada e saber que será bem tratada”, comenta a médica-veterinária da UniFil Daniele Martina, especializada em animais silvestres.

 

Por Assessoria de Imprensa

You Might Also Like

Leave a Reply