UniFil é primeira universidade do País a atuar em conjunto com ABINC em cidades inteligentes

📸 Professor Sergio Tanaka, Aleksandro Montanha (comitê de Cidades Inteligentes). Alex Canziani (secretário de Governo), Pedro Sella (CTD), Paulo Spaccaquerche (presidente da ABINC), reitor Eleazar Ferreira, Bruno Ubiratan e Roberto Moreira (presidente e diretor de tecnologia da Codel).

Por: Assessoria de Imprensa da UniFil

A UniFil é a primeira universidade do Brasil a participar de trabalho conjunto com a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) na área de Cidades Inteligentes. Com a parceria, a UniFil vai participar das ações de pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras juntamente com a Prefeitura de Londrina e outras instituições, para levar ao cidadão tecnologia que facilite o dia a dia e melhore a qualidade de vida.

O presidente Paulo José Spaccaquerche relatou que a ABINC estrutura sua atuação em quatro pilares: pesquisa, mercado, governo e educação, dentro dos 11 comitês temáticos da entidade. “Cada um discute e formula soluções para suas áreas. No caso de cidades inteligentes, é fundamental contar com instituição de ensino superior para formar mão de obra qualificada e atender a demanda“, disse.

O reitor Eleazar Ferreira destacou que a educação na UniFil sempre teve o suporte da tecnologia. “Colocamos à disposição dos alunos os recursos mais modernos e adequados de ambiente virtual de aprendizagem, além participarmos de projetos acadêmicos e de mercado que abram oportunidades de trabalho e de empreender. Valorizamos a tecnologia, a inovação e – principalmente – o maior ativo que temos: o ser humano”, afirmou o reitor.

O secretário de Governo, Alex Canziani, elogiou a cooperação técnica entre Prefeitura e ABINC, com apoio da UniFil. “Londrina vive um ótimo momento e tem todas as condições de aplicar soluções inovadoras, tornando-se cada vez mais uma cidade inteligente com mecanismos de fácil acesso, alcance social, racionalização de custos e mais qualidade de vida para os londrinenses”, ressaltou.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, reforçou a relevância da Tecnologia da Informação na economia local, com a presença de multinacionais e grandes empresas brasileiras do segmento. “Atualmente a cidade tem cerca de 1.700 vagas de trabalho em TI, é um setor que precisa de profissionais qualificados. Confiamos muita nessa parceria para formar jovens capacitados e fortalecer os talentos londrinenses“, declarou.

O diretor da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Pedro Sella, salientou que Londrina está bem organizada no setor de TI, com envolvimento do poder público, iniciativa privada, entidades do setor e universidades. O termo de cooperação da ABINC, Prefeitura (representada pela Codel e CTD) e UniFil foi assinado hoje de manhã na sede da ACM. O evento teve transmissão da UTV.

📸 Paulo Spaccaquerche e reitor Eleazar Ferreira: é fundamental formar mão de obra qualificada e atender a demanda.
📸 Reitor Eleazar Ferreira: “Valorizamos a tecnologia, a inovação e – principalmente – o maior ativo que temos: o ser humano”.