UniFil se une à comunidade hacker no maior festival da América Latina

Um grupo de alunos e professores de Ciência da Computação e Engenharia de Software participou no último sábado (dia 9) do maior festival hacker da América Latina, o Roadsec 2022, em São Paulo. A caravana da UniFil se uniu à comunidade hacker brasileira para aproveitar o conteúdo técnico e o contato direto com profissionais de destaque em temas como ataque, defesa, back end, hardware, data science, front end e cloud (nuvem).

“Foi uma experiência bem legal e bastante proveitosa num evento moderno e cheio de opções de palestras para ampliar conhecimento, conhecer recursos e inovações em cyber security, manter contato com representantes de grandes companhias e também se divertir com as atrações”, comenta o professor João Vitor Costa Andrade, um dos guias da caravana.

“Cada aluno escolheu o assunto de maior interesse, acompanhando pelo menos cinco apresentações num único dia”, acrescenta.

Graduado em Ciência da Computação no final do ano passado e contratado de imediato para lecionar na UniFil, pelo talento e trajetória de sucesso como aluno, João Vitor ressalta que grandes eventos como o Roadsec abrem portas para o mercado.

“É possível descobrir novas áreas de atuação e conversar diretamente com gestores de grandes empresas que montam estandes focadas no recrutamento tech. É importante participar dessas viagens”, diz o professor, que pretende organizar novas caravanas.

No festival hacker, por exemplo, gigantes do setor bancário como C6 Bank, Bradesco e BTG Pactual estavam à procura de profissionais.

“Circular num festival como o Roadsec abre novos horizontes”, ressalta João Vitor.

A interação entre os alunos de diversos anos das graduações é outro fator positivo.

“O pessoal começa a interagir e disso normalmente surgem boas ideias, novos projetos”, comenta.

A caravana UniFil foi formada por Alexander Ueno dos Santos, Arthur Barboza, Bruno Yudi Makis, Bruno Yuji Okamoto, Eduardo Dias, Eron Ponce Pereira, Gabriel Realizador da Silva, Gustavo Queiroz Silveira, Heber José da Silva Junior, João Victor Queiroz Cardoso, João Vitor Costa Andrade, Lucas Orlando Pavinato, Mendjy Aliaza, Olivia Yukari Asai, Raysa Castro Correia, Victor Zanatta Fagatti, Walter Marinho, Wesley Kasteller Carslesso, além dos professores Marcelo Bicalho e Mario Henrique Adaniya.