[BATE PAPO] Caio fala sobre conquistas na Arquitetura e a formação na UniFil

Formado pela UniFil no final do ano passado, o arquiteto Caio Faria Ferreira Risso alcançou um feito raro: seis meses antes de concluir a graduação já estava contratado como profissional no conceituado Escritório de Arquitetura OSPA, de Porto Alegre.

A trajetória de sucesso começou com a disputada vaga de estágio na empresa e se fortaleceu quando teve o desafio, logo no início da profissão, de elaborar projeto para uma obra de mais de 15 mil metros quadrados.

Na entrevista, Caio conta como foram os passos, avalia a formação na UniFil e deixa uma mensagem aos alunos de Arquitetura e Urbanismo e de outros cursos.

Como foi a seleção para o estágio?

Foi no período de home office que tive a possibilidade de concorrer a uma vaga de estágio na OSPA. Vi o anúncio em rede social e encarei a seleção com mais de 300 candidatos, de pelo menos 15 estados do Brasil e outros 20 países. Passei na fase de melhores portfólios juntamente com outros 14 aprovados e na etapa seguinte não me chamaram. Um mês mais tarde, porém, fui convidado para entrevista. Era para ser de apenas 30 minutos, mas fiquei mais de uma hora conversando sobre arquitetura, literatura, economia e diversos assuntos. No fim da reunião, senti a perspectiva de contribuir com a OSPA e, 30 minutos depois, recebi e-mail confirmando a aceitação no escritório.

E a contratação num escritório de renome?

Fui efetivado como arquiteto seis meses antes da graduação, algo raro na profissão. Em julho do ano passado recebi o convite de trabalho da OSPA já com um desafio enorme: desenvolver projeto para obra de mais de 15.000 metros quadrados, com a responsabilidade de sucesso. Foi uma experiência riquíssima, de muita troca de ideias e contatos com pessoas e lugares que não tinha vivenciado.

Quais as atribuições profissionais hoje?

Sou Arquiteto Junior, mas na OSPA a cultura é incentivar a autonomia nas atividades. Já tive o privilégio de liderar com outros colegas grandes projetos de hotelaria e de edifícios residenciais. Encaminhar decisões de conceituação, lançamento, aprovação na prefeitura e todos os detalhes mais minuciosos para construção. A cultura da autonomia também incentiva ações de desenvolvimento humano. Assim, colaboro no Instituto Cidades Responsivas, braço do Grupo OSPA voltado à educação multidisciplinar que combina Arquitetura, Cidade, Tecnologia e Economia. Participei da fundação do Clube do Livro, de incentivo à leitura, que deixará de ser projeto interno para chegar a mais pessoas.

Qual a expectativa na profissão?

Não me vejo fora da arquitetura. Quero adquirir conhecimento e experiência que possam me colocar em posição de liderar equipes em grandes trabalhos de impacto nacional e global. A OSPA incentiva e estimula o crescimento profissional. Também quero me firmar na docência seguindo projeto que já realizo em parceria com a professora Lucy Staut, com aulas para alunos da UniFil, e também no Instituto Cidades Responsivas, com o clube do livro.

Como avalia a formação na UniFil?

Quando decidi fazer Arquitetura, conversei com amigos que já atuavam na área e todos disseram: a UniFil é a faculdade mais preparada para capacitação intelectual e com as práticas necessárias para acesso ao mercado de trabalho. Avalio de maneira exatamente positiva a formação: grade curricular atualizada e pensada nas atribuições profissionais do momento, professores apaixonados pela Arquitetura e pela docência, que incentivam você a buscar novos caminhos.

A preparação acadêmica contribuiu nas conquistas?

É impossível dissociar as realizações profissionais da minha faculdade. Pude praticar no estágio, A faculdade me levou a pensar sobre arquitetura, conheci softwares e metodologias de projeto, debates e leituras me alimentaram e tive a oportunidade de praticar no estágio.

Mensagem para os alunos do curso:

Numa palestra do arquiteto Alvaro Puntoni, quando estava no 2o ano da faculdade, perguntaram sobre o que era necessário para ingressar em grandes escritórios e arrumar bons estágios. O renomado profissional de São Paulo respondeu com elegância: “Busque se apaixonar pela arquitetura e seu trabalho virá como resultado disso.” Creio que seja essa a mensagem: leia diversos livros da área, conheça todos os projetos que puder, aprenda o que os arquitetos fazem e descubra o que gosta na arquitetura. Se apaixone pela profissão.

■ Por Assessoria de Imprensa UniFil