Equipe de Engenharia de Software conquista prêmio no Hackathon Verde

Integrantes da equipe ClearMind com o professor Sergio Tanaka: terceira colocação com solução para destinação de garrafas plásticas

A equipe formada por quatro alunos de Engenharia de Software da UniFil e o engenheiro ambiental Eduardo Gomes conquistou o terceiro lugar no Hackathon Green Tech Ambiental. A primeira maratona verde em Londrina para apresentação de soluções de sustentabilidade, preservação do meio ambiente, tecnologia e inovação foi concluída no domingo, na sede do Sinduscon Norte do Paraná.

Os integrantes da equipe ClearMind propuseram alternativa para melhor aproveitamento e destinação do plástico, buscando integrar a tecnologia de poliésteres PHA (Polihidroxialcanoatos) no mercado de eventos. Eles explicam que a ideia é acompanhar todo o processo de utilização e descarte dos materiais em unidades composteiras, fazendo o ciclo completo até a compostagem para mitigar os impactos ambientais causados pelas garrafas plásticas.

Participaram os alunos da UniFil Matheus Vinícius Pires da Silva Garvão, Pedro Henrique Ferri, Dirceu Aparecido da Silva Junior e Gustavo Ramos, que trabalharam na proposta com o engenheiro da Ecodu Consultoria e Assessoria Ambiental e tiveram o apoio do professor Sergio Tanaka, coordenador dos cursos de Computação. A equipe foi premiada em R$ 1.000,00 pela terceira colocação no Hackathon Verde.
O Green Tech Ambiental foi organizado pela Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/Paraná), ConstruHub/Sinduscon e Sebrae.