Estudar em casa: educar com tecnologia funciona?

Os avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento e a expansão do ensino online. No entanto, com a pandemia, vimos essa modalidade ganhar mais destaque, justamente por ser a única saída para os estudantes. Mas será que estudar em casa apenas com a tecnologia realmente funciona? Continue para descobrir.

A modalidade de ensino à distância, que exige o uso total da tecnologia, já existia e já se destacava antes mesmo da pandemia.

Em 2018, o Censo Digital EaD apontava esse crescimento. E em 2019 não foi diferente. De acordo com a consultoria educacional Atmã Educar, divulgada pelo O Globo, o ensino à distância superou o presencial com mais de 1,4 milhão de alunos, um total de 52%.

Contudo, não há dúvidas de que a pandemia impulsionou esse tipo de ensino. Afinal, estudar em casa e apenas com a tecnologia à disposição se tornou regra para evitar a transmissão do Coronavírus, incentivar o distanciamento social, além de, hoje, ser a única forma dos alunos continuarem tendo acesso à educação.

Mas é aí que entra uma questão importante: estudar em casa usando somente a tecnologia funciona mesmo?

Vamos descobrir juntos!

• Leia:

Descubra a diferença entre graduação presencial, EaD e semipresencial

Estudar em casa com tecnologia funciona?

O acesso à internet cresceu absurdamente e isso, sem dúvidas, favoreceu ainda mais o aumento do ensino online. Segundo o relatório We Are Social, em janeiro de 2021 o Brasil já tinha 160 milhões de usuários de Internet, um aumento de 6,4% entre 2020 e 2021.

E esse crescimento proporcionou aos usuários diversas vantagens como: aproximação dos familiares, acesso mais fácil à informação e, principalmente, a possibilidade de fazer um curso de graduação.

Sim, a tecnologia facilitou e ainda continua facilitando muito o estudo. Afinal, ela:

1- Favorece a busca por qualquer assunto

Você consegue pesquisar rapidamente sobre diversos temas, seja no Google, Youtube ou sites de notícias.

2- Te permite ter à disposição as aulas em qualquer momento

Quando o ensino é à distância, você pode ter acesso às aulas sempre que quiser, o que facilita o estudo apenas nos horários mais adequados para a sua rotina.

3- Permite fazer reuniões e aulas online

Muitas aulas online são feitas ao vivo, o que não perde a questão do imediatismo de uma sala de aula e ainda te permite estar em contato com outros estudantes.

4- Facilita bastante a comunicação

Seja por aplicativos, redes sociais ou pelos próprios portais de ensino, a tecnologia facilita a comunicação e, claro, a torna mais rápida.

5- Oferece diversos outros recursos

Vídeos, e-books, podcasts e fórum são alguns exemplos de outros recursos que permitem um ensino mais interativo.

Todos esses fatores só nos mostram como estudar em casa e com a tecnologia funciona sim, pois temos nas nossas mãos uma enorme quantidade de recursos que auxiliam e possibilitam tantos estudantes seguirem o sonho da graduação e profissionalização.

O segredo está em saber usar todos esses recursos que a tecnologia nos oferece.

Estudar online, por mais que facilite a vida em diversos aspectos, também exige muito foco, determinação e concentração, principalmente pela quantidade de distrações com as notificações das redes sociais ou outros sites que acabam tirando a atenção.

O certo é fazer um equilíbrio entre o estudo e os momentos de diversão com a tecnologia, para que tudo flua de maneira saudável. Você pode fazer isso delimitando períodos específicos para o estudo e para o lazer ou tirando todas as distrações possíveis na hora de focar nas aulas.

Colocando isso em prática fica mais fácil aprender à distância e reconhecer as vantagens da modalidade EaD que tem aumentado cada vez mais, junto com o os avanços tecnológicos.

Quais as vantagens do EaD?

Mas será que o EaD é para mim?

Mesmo conhecendo todas as vantagens da tecnologia aliada ao ensino à distância, muitas pessoas ainda têm dificuldade de entender se essa modalidade faz sentido para elas. Afinal, ela exige recursos e disciplina.

Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo completo e exclusivo que vai te mostrar se a graduação digital funciona para você e atende às suas necessidades. Clique aqui para conferir.

Agora, para conhecer todos cursos EaD disponíveis pela UniFil Londrina, clique aqui. São diversas graduações, tanto no modelo 100% à distância quanto híbrido, que oferecem aulas interativas e conteúdos online e offline em diversas áreas de atuação do mercado.

Gostou deste conteúdo? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!

Não se esqueça de conferir outros conteúdos como este no blog da UniFil Londrina.